Mensagem pró-americana de Top Gun 2 faz empresa chinesa cortar patrocínio

Empresas desistiu de fazer investimento milionário para não afetar laço político

Mesmo sendo sucesso no mundo inteiro, tem gente por aí que não anda muito satisfeita com Top Gun: Maverick. Uma empresa multibilionária de tecnologia da China teria cortado patrocínio do filme por causa da mensagem pró-americana.

Segundo o jornal The Post, a Tencent Holdings, empresa de tecnologia chinesa em questão, tinha fechado um acordo com a Paramount Pictures em 2019, no qual se comprometia a financiar a sequência de Top Gun e comercializar o filme para o público do país.

Porém, ainda em 2019, ela teria desistido do acordo por achar o enredo do filme tão estadunidense pudesse incomodar o presidente Xi Jinping, e o partido comunista chinês, já que os laços entre Pequim e Washington já se mostravam abalados na ocasião.

O contrato entre as empresas previa que a Tencent iria investir milhões de dólares no filme em troca de uma participação de 12,5% dos lucros de bilheteria, o que geraria pelo menos 15,5 milhões de dólares após o fim de semana de estreia.

Com isso, o filme mesmo sendo um enorme sucesso de vendas de ingressos, ainda não foi aprovado para ser exibido na China, o que em certa medida pode apavorar a Paramount Pictures, já que isso significa uma perda de 1,4 bilhão de pessoas. A China atualmente é considerada um dos maiores mercados para o cinema.

Quando a empresa chinesa ainda estava envolvida na distribuição do filme, a Paramount chegou a mudar a jaqueta do personagem de Tom Cruise no trailer, temendo uma reação por causa da inclusão das bandeiras japoneses e taiwaneses na roupa.

“A variedade de patches em trajes e jaquetas de voo na franquia Top Gun sempre foi uma piada recorrente (entre piadas recorrentes) para aqueles no negócio [da Marinha / Força Aérea]”, disse o ex-piloto do F-14 Tomcat Ward Carroll .

“Eles são aleatórios em onde são colocados e comandos que representam. Não busque significado porque não há nenhum.”

Não é a primeira controvérsia envolvendo o filme. O lançamento do filme que aconteceu num evento da família real britânica levou Tom Cruise a ser criticado, por causar o caos no evento. A polícia precisou acionar um protocolo de controle de multidões.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›