Matrix Resurrections | Filme vence censura rigorosa e vai estrear na China

The Matrix Resurrections foi liberado para ser exibido na China. O mercado de filmes chinês exige das produções estrangeiras a aprovação dos regulamentos de censura do país.

Considerando o tamanho do público chinês este deverá ser um grande alívio para a produção do longa. Porém, o filme ainda não ganhou uma data de lançamento no país asiático, mas é provável que seja lançado no final de dezembro ou início de 2022.

Segundo o The Hollywood Reporter, Matrix Resurrections recebeu “luz verde para um eventual lançamento nos cinemas”. Anteriormente, os rígidos padrões de censura do país impediram que grandes produções de Hollywood, como Eternos do MCU, chegassem aos cinemas.

Por conta da pandemia nos Estados Unidos, a China se tornou o maior mercado mundial para lançamentos cinematográficos em 2020. O desempenho de uma grande produção como Matrix Resurrections pode muitas vezes ser ditado pelo acesso à China e pela popularidade entre o público no país.

Sobre o Longa

Matrix Resurrections (Divulgação / Warner Bros.)
Matrix Resurrections (Divulgação / Warner Bros.)

Resurrections é o quarto da série Matrix, surgindo quase duas décadas depois do último filme da franquia, The Matrix Revolutions. A sequência foi escrita e dirigida por Lana Wachowski.

O longa acompanha a linha cronológica de Revolutions e não é um reboot oficial da franquia.

O enredo acompanha Neo (Keanu Reeves) enquanto ele redescobre sua prisão digital ao lado de Trinity de Carrie-Anne Moss, e com a ajuda de um Morpheus, agora interpretado por Yahya Abdul-Mateen II. Ainda não se sabe exatamente como o filme irá reintroduzir Neo, que teria morrido no último filme.

A sinopse oficial de Resurrections descreve o filme como uma continuação da história original da franquia:

“Uma nova aventura alucinante com ação épica, que se passa em um mundo familiar, mas ainda mais provocativo, onde a realidade é mais subjetiva do que nunca. Tudo o que é necessário para ver a verdade é libertar sua mente.”

Um trailer do filme lançado no início do ano deu uma ideia do que pode acontecer, confira:

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

No elenco de The Matrix Resurrections também estarão presentes: Priyanka Chopra, Jessica Henwick, Neil Patrick Harris, entre outros.

O primeiro filme da trilogia Matrix foi lançado em 1999. A produção mostra um futuro distópico, em que a realidade conhecida é, na verdade, uma simulação chamada Matrix. Neo é um programador de computador cibercriminoso que conhece a realidade e entra na luta contra máquinas que criaram a simulação para subjugar a raça humana. 

O filme chega aos cinemas no dia 22 de dezembro, assim como no serviço de streaming do HBO Max.

Veja mais ›