Marvel Studios recebe honraria por representar deficiência em novas produções

A Marvel Studios recebeu uma honraria graças a dois de seus super-heróis. O filme Eternos e a série Gavião Arqueiro, ganharam o Selo de Representação Autêntica da Ruderman Family Foundation, que defende a inclusão total de pessoas com deficiência na sociedade.

O Selo reconhece filmes e programas de televisão que apresentam atores com deficiência em papéis com pelo menos cinco linhas de diálogo. Ambos, Makkari (Lauren Ridloff) de Eternos e Echo (Alaqua Cox) de Gavião Arqueiro são indivíduos superpoderosos que também têm deficiências.

De acordo com o THR, a diretora de Eternos, Chloé Zhao, disse o seguinte sobre a personagem Makkari:

“Makkari é cheia de coração e sabedoria. Ela é forte, carismática, misteriosa e travessa. Temos muita sorte de encontrar Lauren Ridloff, que é nossa Makkari da vida real!. Ela deu vida a essa personagem com amor e convicção e nos ensinou muito no processo”.

Ridloff e Cox são ambas surdas, e esta última também é amputada e usa uma perna protética. Sarah Finn, que dirige o elenco do Universo Cinematográfico da Marvel, comentou:

“Não apenas [Ridloff] era excessivamente qualificada para se juntar a um elenco já de alto nível, ela elevou o conjunto com seu espírito, talentos e carisma únicos. Foi um privilégio conhecê-la durante o processo e ver a heroína da vida real que ela se tornou para tantos. A personagem de Alaqua Cox, Maya Lopez/Echo, é baseada em uma personagem existente da Marvel que é surda e nativa americana. Ao escolher o papel, queríamos celebrar e homenagear as culturas surda e nativa americana. Não poderíamos estar mais satisfeitos com o desempenho de Alaqua Cox. Ela é fenomenal e faz parte de uma nova cultura no cinema e na televisão, onde a representação autêntica não apenas importa, mas é primordial para o tipo de história que queremos contar e como as moldamos”.

Alaqua Cox como Echo em Gavião Arqueiro (Reprodução / Disney+)
Alaqua Cox como Echo em Gavião Arqueiro (Reprodução / Disney+)

O presidente da Ruderman Family Foundation, Jay Ruderman, disse em um comunicado:

“Somos gratificados por testemunhar este último grupo de produções de estúdio que implementam os valores cruciais de inclusão e representação autêntica em suas decisões de fundição. Essas práticas estão se tornando cada vez mais a norma em Hollywood, com a autêntica fundição de Lauren Ridloff em Eternos e Alaqua Cox em Gavião Arqueiro marcando um marco particularmente alto e um marco importante para a Marvel e toda a indústria de entretenimento. Cada vez que um diretor de fundição ou outro executivo faz tal decisão, facilita a jornada mais ampla da indústria para cumprir todo o seu potencial como um farol de todas as formas de diversidade e justiça social”.

Outros programas que também foram reconhecidos pelo Sela são And Just Like That, Ordinary Joe e Only Murders in the Building

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›