Marte Um vai representar Brasil no Oscar e é o primeiro com um diretor negro

Filme está em cartaz nos cinemas brasileiros desde agosto

O filme brasileiro Marte Um irá marcar a história do cinema no mundo ao ser indicado ao Oscar. O motivo é devido o diretor Gabriel Martins ser o primeiro cineasta negro a ter um longa indicado ao prêmio.

Selecionado na categoria de Melhor Filme Internacional, a produção do diretor mineiro é composto por um elenco de periferia. A notícia foi recebida pela equipe na última segunda-feira (5).

A Academia Brasileira de Cinema comunicou a Gabriel a grande notícia e ele disse que será uma honra poder representar o Brasil com Marte Um. O próximo passo agora é que o filme precisará ganhar a vaga entre os cinco concorrentes da premiação.

Pôster do filme Marte Um, que concorre ao Oscar 2023 (Foto Divulgação)

Qual a sinopse de Marte Um?

Marte Um conta a história de uma família negra da periferia da cidade mineira de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, logo após um presidente de extrema-direita ganhar as eleições.

A obra retrata os problemas e desafios vividos por Tércia e Wellington, casados e pais de  Deivid e Eunice. O pai deseja que Deivid, o filho mais novo, se torne um famoso jogador de futebol, mas o que ele mais deseja é se formar em Física e se um astrofísico para participar de uma missão em Marte em 2030.

O elenco conta com os atores Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião, Cícero Lucas, Ana Hilário, Russo APR, Dircinha Macedo, Tokinho e Juan Pablo Sorín.

O longa foi lançado em janeiro deste ano no Festival de Sundance, nos Estados Unidos. No Brasil, ele chegou aos cinemas em agosto e já ganhou a premiação do Festival de Gramado como Melhor Filme do Júri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical, Prêmio Especial do Júri.

Diretor mineiro Gabriel Martins (Reprodução Instagram)

Quem é Gabriel Martins?

O diretor Gabriel Martins nasceu em Minas Gerais, tem 34 anos e marca sua carreira com Marte Um por ser o primeiro projeto de direção solo. O primeiro filme que ele fez foi No coração do Mundo, uma parceria com Maurilio Martins.

“É a primeira vez que um diretor negro é selecionado, e acho que isso também a gente não pode deixar de frisar como é importante, como isso fortalece mais pessoas a acreditarem nos seus sonhos, acreditarem no seu cinema”, declarou o diretor.

“O mais importante é que o filme não está sendo carregado só pela gente que fez, mas por quem assistiu e está colocando o filme debaixo do braço como se fosse seu. Isso é o maior prêmio para mim: poder ter essa coletividade levando ‘Marte Um’ junto, acreditando no filme e sonhando que tudo é possível”, conclui.

Confira o trailer de Marte Um:

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›