Maria do Bairro estreia no Globoplay e vira hit

Maria do Bairro  está oficialmente no catálogo do Globoplay! A novela foi um dos maiores clássicos da televisão na década de 1990.

Estrelada por Thalia, Maria do Bairro foi exibida originalmente no Brasil pelo SBT em 1997 e já voltou à programação da emissora por mais cinco vezes entre 2004 e 2015.

Agora, a novela está em destaque no streaming. A história de 185 capítulos foi produzida no México pela Televisa e exibida originalmente pelo Canal de las Estrellas com estreia em agosto de 1995. Baseada em uma outra telenovela de 1979, Los Ricos También Lloran. Esta, por sua vez, é um remake e Raquel, uma produção da Venezuela em 1979.

Trilogia

Thalia em Maria do Bairro (Reprodução)

Maria do Bairro é a terceira obra de uma trilogia de nome Trilogía de las Marías. As outras novelas produzidas dentro da trilogia foram María Mercedes (1992) e Marimar (1994).

A protagonista é uma garota vivaz e graciosa que depois da morte de sua madrinha, é levada pelo patriarca de uma família rica e influente para morar em sua mansão como forma de caridade.

Maria se apaixona por um dos filhos do patriarca e precisa superar a hostilidade dos outros moradores da casa. Seu par romântico Luis Fernando, interpretado por Fernando Colunga, é um rapaz inconsequente que muda de vida ao conhecê-la.

Os principais antagonistas de Maria são Soraya (Itatí Cantoral) e Penélope (Ana Patricia Rojo).

Silvia Caos, Ricardo Blume, Irán Eory, Carmen Salinas, Meche Barba, Rebeca Manríquez, Ludwika Paleta, e Osvaldo Benavides interpretam outros papéis importantes na trama.

A novela foi criada por Inés Rodena, com direção de Beatriz Sheridan e produção de Angelli Nesma Medina.

Curiosidade

Maria, a protagonista que deu título à novela, ganhava a vida trabalhando com coleta de material reciclável no lixão. Por esse motivo, várias gravações foram feitas no maior aterro sanitário da Cidade do México.

No entanto, a personagem de Thalia vasculhava um lixo cenográfico pré-selecionado pela produção da novela para não oferecer risco à saúde da atriz e outros membros da equipe.

Perfil

Thalia publicou em 2011 uma autobiografia com o título Cada Día Más Fuerte, em que conta detalhes de seu trabalho como Maria do Bairro. A atriz declarou em seu livro: “María la del Barrio me lançou a um estrelato internacional inigualável”.

No entanto, a atriz também sentia o sofrimento de sua personagem o que a fez ficar muitas vezes com depressão nos períodos de gravação.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›