Manifest | Série foi mesmo baseada em fatos reais?

Série foi salva do cancelamento pela Netflix e estreou a nova temporada recentemente

Uma nova temporada de Manifest já chegou à Netflix, e os fãs estão maratonando o primeiro novo lote de dez episódios que darão respostas para alguns dos mistérios desde que a série foi salva do cancelamento em agosto de 2021, pela plataforma de streaming.

Ao longo da nova temporada do programa, há muitos mistérios que se desenrolam na tela, mas parece que há um mistério que se desenvolveu entre o público que assiste em casa, e isso tem a ver com saber se a série é ou não baseada em uma história real.

Uma coisa importante a se comentar é que, embora a série apresente muitos elementos sobrenaturais, como os Chamados dos passageiros do voo 828, que ficou desaparecido no ar por cinco anos, há muitos enredos dentro da série que estão conectados a figuras, artefatos e eventos da vida real.

Também é de conhecimento comum que já aconteceu na vida real de voos ficarem desaparecidos sem explicação, porém, todo mundo compreende que não é possível que um avião permaneça desaparecido no ar por cinco anos e que os passageiros a bordo não sintam que o tempo passou e nem sequer envelheçam.

Cena de Manifest
Cena de Manifest (Reprodução / NBC)

Sendo assim, Manifest é mesmo baseado em uma história real?

A resposta é simples: embora a série faça referência a eventos, artefatos e até mesmo a pessoas da vida real, a trama não é baseada em nenhuma história verdadeira, sendo puramente uma obra de ficção criada pelo seu ‘pai’, Jeff Rake.

Entretanto, existe um evento real que ajudou a série a decolar, e Rake comentou sobre isso.

Durante uma entrevista ao SYFY Wire, o autor reconheceu que o desaparecimento do voo 370 da Malaysian Airlines desempenhou um “papel fundamental” para transformar a série em uma realidade.

Embora Rake tenha apresentado o conceito do programa antes do voo da Malaysian Airlines desaparecer em abril de 2014 e tentou lançar o programa para várias redes, o desaparecimento do voo 370 de repente fez o conceito de seu programa parecer “um pouco mais real”.

Como ele mesmo observou, os eventos que aconteceram na vida real acabaram criando um interesse maior em dar vida à complexa cronologia e aos mistérios da série.

Josh Dallas em Manifest
Josh Dallas em Manifest (Divulgação/ NBC)

Além disso, o evento da vida real acabou despertando um pouco mais de interesse da parte do público para produções desse tipo.

Esse interesse crescente foi o que ajudou o programa a ser encomendado, proporcionando a Rake a oportunidade de explorar as histórias que ele imaginava contar através do mesmo.

Ainda assim, é importante deixar claro que a trama não foi baseada no que aconteceu com o voo 370.

Manifest está disponível na Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›