Maid, da Netflix, é baseada em uma história verdadeira?

A nova minissérie da Netflix, Maid, mostra Margaret Qualley como Alex, uma mulher que deixa um relacionamento abusivo para proteger sua filha pequena apenas para descobrir que ela não tem apoio, rede de segurança e nenhuma maneira clara de sobreviver.

Logo ela se encontra trabalhando como empregada doméstica para um serviço de limpeza explorador e ganhando uma ninharia.

Maid leva o público não apenas para dentro da cabeça de Alex, mas através do labirinto horrível de trauma, abuso, burocracia legal e vergonha que prende milhões de pessoas na base da pirâmide econômica.

Mas todas as coisas horríveis que acontecem com Alex realmente acontecem com as mulheres na vida real? (Sim, acontecem). Mas Maid é baseado em uma história verdadeira? E se sim, o quão perto da história real Maid chega?

O site americano Decider fez uma pesquisa sobre a mulher da vida real que inspirou Maid da Netflix e como a showrunner estreante Molly Smith Metzler atacou a complexa história. Confira abaixo:

Maid da Netflix é baseado em uma história verdadeira?

Sim, é verdade! Maid da Netflix é baseado no livro de memórias Maid: Hard Work, Low Pay and a Mother’s Will to Survive, escrito por Stephanie Land. Como Alex, Land lutou para pagar as contas de sua filha pequena depois de fugir de um lar emocionalmente abusivo.

Ela acabou se tornando empregada doméstica antes de trabalhar para o programa Montana’s Creative Writing. Ao longo do caminho, ela escreveu um ensaio viral no Vox sobre suas experiências como empregada doméstica que a levou a seu livro.

Recentemente, Stephanie Land foi ao MSNBC para discutir suas experiências no que diz respeito à adaptação, onde ela explicou como, tipo Alex, foi dito que tirar seu filho de uma casa emocionalmente abusiva era equivalente a arrancá-la de um ambiente estável aos olhos do tribunal.

Como Molly Smith Metzler, a showrunner de Maid, adaptou o livro de Stephanie Land?

Obviamente, Maid toma certas liberdades dramáticas com as memórias de Land – expandindo o papel de pelo menos um dos clientes de Alex, para começar – mas está cheio de imagens e detalhes que os leitores reconhecerão do livro.

Existem os My Little Ponies, os vários descritores que descrevem os clientes de Land, seus sonhos de escrever e, claro, lutam para provar que ela era uma mãe em forma.

O Decider entrevistou a showrunner de Maid, Molly Smith Metzler, que disse:

“Uma das coisas de que tenho muito orgulho na série é que acho que é emocionalmente muito fiel ao livro de memórias… Há personagens e grandes histórias que não estão no livro de memórias, mas acho que emocionalmente, o show está contando uma história semelhante ao livro em que ambos estamos perseguindo o mesmo final e perseguindo a mesma mensagem. Eu direi, quando você se inscreve para adaptar algo assim, apenas como escritor, roteirista, acho que a grande coisa a se olhar é que você não trabalha para o livro, certo? Você trabalha para um público, e então essa parte é realmente libertadora e divertida e também muito desafiadora. Com o Maid, eu fiz uma tonelada de pesquisas. Eu li o livro oito vezes. Eu destaquei as passagens que tiveram um efeito emocional em mim. E então você tem que colocar tudo isso de lado e dizer: ‘Como faço para fazer isso, seu próprio entretenimento? Como faço para ter certeza de que meu primo em Ohio tem que assistir a este programa?’ Portanto, é um trabalho muito divertido tentar traduzi-lo”.

Onde está Stephanie Land agora?

Stephanie Land é agora escritora e jornalista profissional que vive com o marido e dois filhos. Ela tem um cão. E um Instagram, um Twitter e um site chamado stepville.com! O próximo livro de Land será lançada em 2022.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›