Mães Paralelas

Um dos filmes mais elogiados pela crítica, Mães Paralelas é dirigido pelo aclamado cineasta Pedro Almodóvar, e protagonizado por Penélope Cruz e Milena Smit.

Com duas indicações ao Oscar 2022, o filme está concorrendo nas seguintes categorias: Melhor Atriz (Penelope) e Melhor Trilha Sonora.

O filme foi o vencedor do prêmio de Melhor Atriz para Cruz no Festival Internacional de Cinema de Veneza.

A história gira em torno de duas mulheres grávidas que serão mães solo. Janis (Penélope Cruz) e Ana (Milena Smit) estão em um quarto de hospital onde esperam para terem seus filhos, mas pensam de maneiras diferentes sobre a chegada das crianças.

Enquanto a mais velha está extremamente confiante, a outra está apavorada e arrependida pela gravidez. Almodóvar apresenta um tema complexo e conflitante ao mostrar as diferenças de perspectivas e sociais entre as duas. Os dias passam, o contato entre elas esfria, e Janis é acusada pelo pai de sua filha de ter mentido.

O homem afirma que não reconhece nenhum traço de sua família na bebê recém-nascida, o que faz a própria Janis se colocar em dúvida, e fazer um exame de DNA na garotinha. O choque com o resultado acontece que a bebê que está criando não é sua filha biológica, que possivelmente foi trocado no hospital.

A experiência das duas mulheres acaba sendo intensa, mostrando que Janis, uma mulher de meia-idade, está tranquila e Ana, adolescente, está arrependida de ter engravidado.

O elenco do filme também conta com Rossy de Palma, Aitana Sánchez-Gijón, Israel Elejalde, Pedro Casablanc, Julieta Serrano e outros.

Curiosidades:

Pedro Almodóvar já tinha planos para lançar Mães Paralelas há muitos anos. Um pôster do filme aparece numa cena de Abraços Perdidos (2009). Na ocasião, o cineasta já estava trabalhando no roteiro do longa.

Uma grande polêmica envolveu um dos pôsteres de divulgação da produção, já que um mamilo feminino aparecia. A imagem deu o que falar e foi removida das redes sociais. Porém, a rede social depois reconheceu que tudo fazia parte de um contesto relacionado ao filme e liberou novamente a imagem.

Hábito curioso de Almodóvar, é que o diretor costuma colocar um item em comum em seus filmes. Se trata de um carro vermelho, veículo que aparece na cena em que toda a família é vista e também está presente em Volver (2006) e Abraços Partidos (2009).

O filme está disponível na Netflix:

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›