Loki | Diretora explica tecnologia retrô da AVT

A nova série da Marvel, Loki, enfim estreou na última quarta-feira, 9 de junho, no Disney+, apresentando a Autoridade de Variância Temporal (AVT), um grupo muito avançado e poderoso de Guardiões do Tempo que captura Loki para trabalhar para eles.

Um fato chamou a atenção dos espectadores do programa sobre a AVT, o fato de ela possuir ao mesmo tempo uma tecnologia extremamente avançada e retrô. E a diretora da série, Kate Herron, resolveu esclarecer essa estranha mistura de tecnologias.

Durante uma entrevista exclusiva para o site americano Screen Rant, a cineasta falou sobre a AVT variar entre tecnologia futurista como coleiras e teletransportadores e algo tão antigo como bobinas de papel.

Segundo a explicação de Herron, a intenção é mostrar as burocracias do mundo real, que em geral não tem acesso à tecnologia para concluir suas tarefas e então apresentar a mais avançada tecnologia, para caracterizar a AVT, uma organização que viaja para o passado ou futuro e ninguém sabe em que ponto realmente se encontra.

“Trabalhei como temporária em vários escritórios e como secretária médica do NHS. Lembro-me de que algumas das tecnologias que eu estava usando seriam muito arcaicas e antigas, e eu pensei: Oh, cara, isso precisa ser atualizado. Mas adoro a ideia de que essa organização todo-poderosa que basicamente controla nosso destino, talvez não tenha a tecnologia mais atualizada. Talvez não pareça super futurista, porque eles não estão necessariamente no futuro e não estão necessariamente no passado. Eles estão completamente fora disso, porque é a AVT. Foi muito divertido. Eu acho, trazendo aquela vibe retrô futurista nesse sentido para a tecnologia – que parecia um pouco velha, mas também tinha um toque que parecia um pouco diferente”, ele disse.

Cena de Loki (Reprodução)

Michael Waldron, roteirista de Loki, também justificou a mistura de futurismo com retrô afirmando que a série tem a influência de vários filmes clássicos de ficção científica em sua estética geral.

O escritor citou os filmes Metropolis, Brazil e Blade Runner como algumas das fontes de inspiração para o estilo avançado, mas regressivo da AVT, além de Mad Men, que inspirou, por exemplo, o layout do escritório da organização, que pode se perceber um estilo de meados do século 20.

Além de uma estética diferenciada, o estilo futurista/retrô ainda provoca momentos bastante engraçados, como o em que Loki é obrigado a assinar uma enorme pilha de papeis que descrevem tudo que ele já falou em sua vida toda.

Loki está sendo transmitido no Disney+, como novos episódios todas as quartas-feiras, apenas para assinantes.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›