Loki corrige furos da viagem no tempo dos Vingadores

Quem viu Vingadores: Ultimato sabe que a viagem no tempo feita pelos Vingadores acabou deixando vários buracos no enredo. Pois em apenas um episódio a nova série da Disney+, Loki, corrigiu todos essas furos.

Para começar, foi justamente essa viagem no tempo realizada pelos Vingadores que causou a variante de Loki que foi sequestrada pela Autoridade de Variância de Tempo (TVA), para forçá-lo a trabalhar para eles.

A tentativa falha de Steve Rogers de voltar para consertar os erros dos Vingadores em sua viagem no tempo pareceu causar mais problemas do que solucionar algo.

Foi devido essa viagem do tempo que o ex Capitão América reencontrou com Peggy Carter e envelheceu com ela, mudando o passado.

Vejamos alguns problemas criados pela viagem no tempo dos Vingadores, além da mudança no passado de Steve Rogers: a versão de Gamorra de 2014 foi parar nos dias atuais e a dos dias atuais morreu, Thanos de 2014 viaja para o futuro e morre, os Vingadores roubam o Tesseract dos anos 1970, e também as Partículas Pym. 

O primeiro episódio de Loki soluciona todos esses problemas com uma explicação simples, todo o tempo, tudo que aconteceu durante o retorno dos Vingadores no tempo fazia parte de um plano da TVA.

Acontece que a TVA mantém o fluxo adequado do tempo na Linha do Tempo Sagrada, e assim eles podem ver não apenas o passado e o presente, mas também o futuro.

Como a organização existe fora da linha do tempo, isso possibilita que eles acompanhem tudo que acontece em qualquer tempo de uma perspectiva única.

Eles sabem tudo que deve acontecer, por isso, qualquer mínimo desvio é facilmente percebido e rapidamente resolvido, por isso eles capturam a variante de Loki com tanta facilidade.

Steve Rogers (Chris Evans) em Vingadores: Ultimato (Reprodução / Marvel)
Steve Rogers (Chris Evans) em Vingadores: Ultimato (Reprodução / Marvel)

Ou seja, tudo que aconteceu em Vingadores: Ultimato só aconteceu porque a TVA permitiu, porque deveria acontecer. A organização sabia que todas as ramificações criadas pelos heróis acabariam sendo consertadas, por isso não interferiram.

Aparentemente Gamora ter ido de 2014 para 2023, assim como a morte de sua versão mais atual fazia parte da Linha do Tempo Sagrada e por isso não houve nenhum desvio ou ramificação.

Apesar de Loki não esclarecer diretamente isso, a parte que se refere a Steve Rogers parece estar na mesma situação que Gamorra, as ações dele estavam dentro dos planos da TVA, ele não fez nada que não fosse permitido, ao contrário, ele fez o necessário para a importante organização, e somente por isso, mais uma vez eles não interferiram.

Sendo o ex Capitão América a chave para consertar as ramificações criadas por seus colegas do grupo de Vingadores, presumivelmente, a TVA sempre soube que isso resultaria em ele ficar no passado.

Diferente do que os Vingadores fizeram, a ação de Loki, de roubar o Tesserato e desaparecer não estava nos planos da TVA, sendo um desvio totalmente imprevisto para eles.

A atitude de Loki criou uma linha do tempo ramificada que era diferente daquelas feitas propositalmente, por não haver intenção e fechá-la quando se concluísse o trabalho.

Essa linha do tempo criada por Loki isso poderia ter ramificações importantes não apenas na Linha do Tempo Sagrada, mas em todo o multiverso. E qualquer um que saia do fluxo do tempo e de seu caminho se torna um um risco significativo, pois a criação de uma variante resulta em um evento Nexus, que pode levar a outra Guerra Multiversal

Se isso já é ruim sendo causado por uma pessoa simples, imagina o tamanho do dano que pode ser causado por um poderoso Deus como Loki, suas atitudes poderiam ter resultado em eventos que os Guardiões do Tempo não conseguiriam consertar facilmente.

O primeiro episódio de Loki pode não abordar aborda especificamente cada questão remanescente da viagem no tempo de Vingadores: Ultimato, mas esclarece que todas as ramificações criadas por ela faziam parte do fluxo adequado do tempo, e essa ordem foi mantida.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›