Loki | Conheça a verdadeira história da Autoridade de Variância de Tempo

Há algum tempo filmes e séries vem tentando trabalhar com o tema viagem no tempo, mas poucos conseguiram acertar e desenvolver uma trama consistente, a mais nova série do Disney+, Loki, chegou nesta quarta-feira, 9 de junho, trazendo uma nova tentativa com os Guardiões do Tempo e seus agentes da Autoridade de Variância de Tempo (TVA).

Um grande erro das produções cinematográficas que abordam o tema viagem no tempo é que elas só inserem o tema na trama, sem dar qualquer explicação sobre, e parece que os roteiristas de Loki se prepararam para isso, já que seu primeiro episódio apresentou com detalhes a história dos agentes da TVA.

SPOILERS DO PRIMEIRO EPISÓDIO A PARTIR DAQUI.

Para começar Miss Minutes tentou explicar da maneira mais clara possível como a linha do tempo é naturalmente caótica, pois qualquer momento pode se tornar o que ela chama de Ponto Nexus, no qual uma ramificação na linha do tempo pode ser criada.

Ela explica que ações simples podem criar essas ramificações, como chegar atrasado ao trabalho, assim como grandes eventos como uma revolta, o que aponta que bilhões de linhas do tempo únicas já existiram, algumas pouco diferentes das originais, outras realmente bizarras.

Acontece que essas diferentes linhas do tempo começaram a tomar ciência da existência uma da outra o que causou uma grande guerra multiversal, tendo como troféu a supremacia.

Segundo Miss Minutes essa guerra quase destruiu o tempo e espaço e foi devido a isso que foram criados os Guardiões do Tempo, que chegaram trazendo paz ao Multiverso e reorganizar toda a existência em uma única linha do tempo.

Owen Wilson e Tom Hiddleston em cena de Loki (Foto: Reprodução)

Os poderosos seres que conseguiram reestabelecer o tempo são essencialmente os deuses da TVA, que dizem quem se intrometeram para evitar outro conflito multiversal, mas na realidade só estão mantendo a linha do tempo de acordo com sua própria vontade.

Eles estabeleceram, então, que a Autoridade de Variância de Tempo são os guardiões do Tempo, que tem a responsabilidade de vigiar o Multiverso e garantir que novas linhas de tempo ramificadas não sejam criadas.

Apesar de deuses, eles são extremamente burocráticos, além de obcecados com seus próprios processos, e se aproveitam de seu poder para aplicar suas regras sem nunca permitir que sejam questionados.

Os agentes da TVA tem uma tecnologia tão incrivelmente avançada que Loki chegou a questionar se eles utilizavam magia, mas isso apenas indica o quanto avançados eles são, considerando que até mesmo um ser criado em Asgard se surpreende com tal nível de tecnologia.

Apesar de muitos poderosos, parecem existir limites para os poderes dos agentes da TVA, se consideramos a passagem onde Mobius visita a França, em 1549, e chegando lá ele é informado de que precisa agir rapidamente, pois aquele ramo anacrônico em particular estava quase na “linha vermelha”, o que a tornou muito instável para ser destruída com segurança.

Se analisarmos a apresentação de Miss Minutes, fica evidente que a TVA se consideram os mocinhos, e também qualificam as variantes como Loki como seres sinistros. No entanto, a Linha do Tempo é comandada pelas vontade de três poderosos seres, com interesses desconhecidos.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›