Líder de Seita associada à estrela de Smallville pagará indenização milionária

Após a estrela de Smallville, Allison Mack ter sido condenada a três anos de prisão por aliciar mulheres para a seita NXIVM, o líder do grupo será obrigado a indenizar as vítimas. De acordo com o New York Times, a justiça americana determinou que Keith Raniere terá que pagar  17,7 milhões de reais para as mulheres envolvidas no caso.

Ainda segundo o veículo, este montante deverá ser usado para que as vítimas de Raniere possam remover as marcas feitas a ferro quente as quais ele as havia submetido. A marca era um procedimento padrão da seita para classificar as participantes por graus de relevância para o grupo.

Já a indenização é apenas parte da pena de Raniere, que foi condenado a cumprir 120 anos na prisão estadual do Arizona.

Prisão e envolvimento de Allison Mack

Allison Mack (Reprodução)

A NXIVM começou como uma empresa de marketing multinível criada por Raniére. A atriz Allison Mack se envolveu profundamente com a proposta dele e pode ser vista em diversos vídeos na internet onde convida outras pessoas a integrar o grupo.

Com o passar do tempo, a proposta do grupo mudou, ao menos para quem fazia parte do Dominus Obsequious Sororium (DOS), um subgrupo secreto que afirmava promover o empoderamento das mulheres. Mack se tornou a principal face do programa e levava mulheres para que pudessem  se envolver mais profundamente com a organização.

A estrela supostamente era responsável por ensinar às recrutas uma dinâmica senhor / escrava na qual membras “escravas” eram submetidos a fornecer para seus líderes informações comprometedoras. Sendo assim, caso tentassem se rebelar e deixar de ser parte do grupo eram chantageadas.

Parte dos membros da seita eram levados a morar no rancho de Raniere, no interior de Nova Iorque, e eram privados de comida para atingir o físico magro exigido pelo charlatão. Além disso, era comum que as mulheres fossem pressionadas a manter relações sexuais com outras pessoas com o pretexto de que isso era parte de ter confiança em seus líderes.

Allison Mack participou da primeira reunião do grupo em 2006, depois que sua co-estrela Kristin Kreuk se envolveu com a seita, de acordo com fontes citadas em um documentário do Hollywood Reporter. O evento foi um retiro de dois dias com o Jness, um outro subgrupo do NXIVM voltado especificamente para mulheres (o grupo para homens era chamado de The Society of Protectors).

O papel de Mack no NXIVM é discutido ao longo de The Vow, a série de documentários do HBO sobre o grupo lançada em 2020, que terá uma segunda temporada.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›