Estrela de Little Fires Everywhere diz que colorismo negro foi “normatizado” em Hollywood

Lexi Underwood como Pearl em Little Fires Everywhere
Lexi Underwood como Pearl em Little Fires Everywhere (Divulgação/ Hulu)

Lexi Underwood, uma das estrelas da série Little Fires Everywhere leva a discussão racial a sério, não apenas em seus papéis fortes e desafiadores, mas também fora das telinhas. Ela quer deixar claro que mesmo dentro do entretenimento feito para e por negros existe certo colorismo.

Quando se trata da diversidade do elenco, é importante que raça e etnia sejam levadas em conta apenas se isso é fundamental para a construção da personagem. Mas é isto mesmo que acontece?

Foi isto o que a jovem estrela questionou em recente entrevista ao site CinemaBlend:

“ Eu definitivamente penso que em relação à diversidade e representação, nós estamos vendo mais e fazendo melhor, mas eu sinto que algo dentro da indústria está fazendo que com que nos limitemos”

“O que podemos ou não fazer e ser, seja nas histórias que contamos ou o aspecto colorista disso. Há um problema enorme de colorismo dentro da indústria quando se trata de mulheres negras e em entender que nós todas viemos em diferentes tamanhos e formatos”, disparou ela.

Ela explicou que se incomoda quando a questão negra vira pauta e as mulheres negras são representadas apenas por negras de pele clara, o que não condiz com a realidade da população do mundo inteiro.

“Isso se tornou muito normatizado, escolher pessoas que se parecem exatamente comigo por exemplo, mulheres pretas de pele clara, em papéis que às vezes deveriam ser feitos as por mulheres retintas”.

Lexi acredita que ao escrever um determinado personagem, um autor ou um diretor não deva apenas fazer uma seleção de elenco procurando por homens ou mulheres negros, e sim especificar como será esse homem ou mulher negros.

“Então eu penso que ás vezes é bom especificar o que exatamente você está procurando quando se trata dos papéis, porque nós temos visto esta falta de representação até mesmo quando se trata de produções negras. Então você pode dizer, você sabe, procurar por atores negros, mas ás vezes seria importante especificar que tipo de ator ou atriz negra você busca.”

A fala da atriz realmente mostra a necessidade de se mudar paradigmas da indústria do entretenimento e discutir de forma honesta e profunda os problemas com o espaço que os negros ocupam neste ramo, e assim mudarmos a percepção do público sobre os lugares que podemos ocupar.

Sou uma mulher que sempre sonhou em viver de escrever. Amo tudo sobre cultura pop, cinema e TV…. Ah cerveja e gatos!


SIGA-NOS E VEJA MAIS


Veja mais ›