Leonardo DiCaprio e mais estrelas fazem apelo a novo presidente dos EUA

Leonardo DiCaprio
Leonardo DiCaprio (Reprodução)

Leonardo DiCaprio, astro de O Lobo de Wall Street, se juntou a ativistas e artistas como Cher e Ronney Mara, para pedir ao presidente dos EUA que feche permanentemente o acesso ao oleoduto de Dakota.

Mais de 200 celebridades, artistas, ativistas do clima e líderes indígenas enviaram uma carta ao atual governo pedindo o fechamento do oleoduto para sempre.

Em carta assinada por artistas, ativistas e políticos, juntamente com os nativos da região, liderados pelas tribos Standing Rock Sioux Tribe, Cheyenne River Sioux Tribe, Yankton Sioux Tribe and Oglala Sioux Tribe, o coletivo lembrou ao presidente do seu compromisso com o meio ambiente.

“Exortamos você a remediar esta injustiça histórica e instruir o Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA a fechar imediatamente o duto de acesso ilegal de Dakota enquanto o processo de Declaração de Impacto Ambiental é conduzido, de acordo com a decisão e ordem do Tribunal Distrital de D.C. Além disso, o Corpo do Exército dos EUA deve garantir uma análise ambiental robusta com consulta tribal significativa, consentimento dos nativos e uma análise de risco completa. Com sua liderança, temos uma oportunidade importante de proteger nossa água e respeitar nossas leis ambientais e os direitos dos povos indígenas. Este é o nosso momento”.

No dia de sua posse, o presidente Joe Biden emitiu uma ordem executiva que revogou a licença para o há muito disputado oleoduto Keystone XL, localizado em Dakota.

“O mundo deve ser colocado em um caminho climático sustentável para proteger os americanos e a economia doméstica dos impactos climáticos prejudiciais e para criar empregos sindicais bem remunerados como parte da solução climática. Deixar a licença do oleoduto Keystone XL em vigor não seria consistente com os imperativos econômicos e climáticos de minha administração”, dizia o despacho de 20 de janeiro.

Uma nova carta com data de terça-feira (09) pode ser lida na íntegra no site do The Hollywood Reporter.

Sou uma mulher que sempre sonhou em viver de escrever. Amo tudo sobre cultura pop, cinema e TV…. Ah cerveja e gatos!


SIGA-NOS E VEJA MAIS


Veja mais ›