Johnny Massaro vive gay no período que a AIDS chegou ao Brasil no filme Os Primeiros Soldados

Os Primeiros Soldados mostra a chegada do vírus HIV no Brasil, e como jovens lutaram contra a AIDS em uma época em que a doença era desconhecida.

publicidade

O filme Os Primeiros Soldados estreou nesta quinta-feira (7), nos cinemas brasileiros. A trama se passa em 1983 e segue um grupo de LGBTQ+ enfrentando os perigos da AIDS.

O elenco do filme inclui Johnny Massaro, Vitor Camilo, Renata Carvalho, Clara Choveaux, Higor Campagnaro e Alex Bonini. O filme tem direção e roteiro de Rodrigo de Oliveira.

publicidade

Massaro interpreta um biólogo chamado Suzano, que no início dos anos 1980 retorna para Vitória, ES, após um tempo estudando na Europa. Ele começa a perceber que algo desconhecido está afetando seu corpo.

Rodrigo de Oliveira explicou em uma entrevista para o Folha Vitória o motivo de querer ter visto algo como seu filme durante sua adolescência:

“É o filme que eu queria e precisava ter visto na minha adolescência. Estava ‘saindo do armário’, na metade dos anos 90, com a minha geração ainda sob o impacto da existência do vírus HIV. Os personagens são as pessoas que eu queria ter conhecido. Infelizmente, a maioria delas se foi e não ficou a mínima lembrança do que enfrentaram”.

O diretor ainda disse que queria dar voz para as pessoas que enfrentaram a doença, além de fugir dos clichês de outro filmes, que normalmente focam na morte por AIDS, e mostrar pessoas ainda sonham mesmo perto do fim de suas vidas.

publicidade

“Eu queria escapar disso. A ideia é que o filme tivesse, sim, várias cenas de transmissão, mas em outra ordem, como a transmissão do conhecimento daquela doença. Hoje nós falamos de pessoas que vivem com HIV porque é possível, por meio dos tratamentos disponíveis, afastar esse fantasma da mortalidade que tanto se associou ao vírus. Mas lá no começo da epidemia as pessoas já viviam com HIV sim, mesmo que o fim estivesse no horizonte. A maior descoberta do filme foi elogiar essa vida, a celebração possível para corpos que estavam sim doentes, mas que insistiam em sonhar, em amar, em buscar uma saída, precária que fosse”.

Johnny Massaro como Suzano e Alex Bonini como Muriel em Os Primeiros Soldados (Reprodução)
Johnny Massaro como Suzano e Alex Bonini como Muriel em Os Primeiros Soldados (Reprodução)

Preparação dos atores

publicidade

Na mesma entrevista Rodrigo de Oliveira falou da preparação dos atores para o filme, onde Johnny Massaro, Clara Choveau e Alex Bonini viveram como uma família num apartamento no Rio de Janeiro.

“A ideia era alimentar relações verdadeiras, de real pertencimento, para que quando as filmagens começassem tudo fosse o mais natural possível”.

Isso também inclui colocar Massaro, Vitor Camilo e Renata Carvalho morando em um sítio e fazer os atores perderem peso.

publicidade

“Johnny foi morar no sítio onde seu personagem se isola, e lá recebeu Renata e Vitor, que fazem Rose e Humberto, exatamente como no filme, antes da equipe chegar. Johnny perdeu peso, Renata perdeu peso, Vitor aprendeu a operar a câmera, tudo com esse objetivo lindo de estarem habitados por dentro por estes personagens. Esta entrega está impressa em cada fotograma do filme”.

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›