Já imaginou os personagens de Harry Potter na estética de Tim Burton? Artista visual recriou as figuras em homenagem aos fãs

A nova trand que pipocou entre artistas visuais de repensar personagens de filmes e séries com traços de outros diretores começou há pouco tempo e já tem muitos adeptos. Um deles é o artista Andrew Tarusov, que refez uma série de personagens da franquia de Harry Potter son a estética e energia dos filmes de Tim Burton.

 

Para quem não sabe essa estética deriva do gótico, e agora já ficou na ponta da língua o por quê. Os traços pontuados, as cores neutras e escuras, a exuberância das aparências e dos cenários são características que definiram a arte gótica no plasticismo e principalmente na arquitetura. Mas vale lembrar que não são a mesma coisa. A arte gótica das famosas igrejas medievais tem detalhes concretos muito específicos, alguns dos quais nem sequer encaixariam num desenho, a não ser que se tratasse de recriar o cenário. Especialistas afirmam: “Essas construções eram caracterizadas pelos arcos de volta perfeita, redondos, e por abóbodas de arestas (constituídas pela penetração de duas abóbodas) feitas em estruturas maciças e com poucos vãos.”

Imagine transportar essa estética tão atrelada ao arquitetônico para o desenho? 

O que realmente acontece nessas adaptações (e em odas as obras que se intitulam góticas) é a reprodução de um estilo das artes visuais e até de grupos humanos que se intitulavam góticos, e eram marcados pelo exaustivo abuso da cor preta, nas roupas, tatuagens, maquiagem e cabelo, além da necessidade (ou escolha) de fazer alterações cirúrgicas corporais que transformam as pessoas em seres quase sobrenaturais, à exemplo do famoso brasileiro conhecido como “O Caveira”.

É nessa tomada que adaptações como as de Andrew Tarusov acontecem, e ele não é o primeiro a testar adaptações ao nível de Tim Burton. Confira como ficaram soturnos, mas fofinhos, os personages de Andew em seu Instagram @askandy.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›