J. K. Rowling quebra silêncio e diz que não foi banida de especial sobre Harry Potter: “Eu não quis ir”

Autora não foi 'expulsa' do evento por estúdios, como diziam rumores

J. K. Rowling desmentiu rumores de que teria sido desconvidada a participar do especial de 20 anos de Harry Potter, exibido na HBO Max no fim do ano passado.

Na época acreditou-se que a ausência tinha sido por um pedido da Warner Bros. devido às polêmicas que a autora se envolveu politicamente.

Em entrevista concedida ao The Graham Norton Radio Show, Joanne deixou bem claro que foi ela própria quem decidiu não participar mesmo tendo sido convidada.

J.K. Rowling (Divulgação)
J.K. Rowling (Divulgação)

De acordo com a autora, o especial se tratava mais dos filmes do que dos livros, e ela não tinha muito o que acrescentar sobre eles:

“Fui convidada para participar da reunião, e decidi que não queria fazer isso. Eu achei que o evento era muito mais sobre os filmes do que sobre os livros, e era sobre isso que o aniversário era. Ninguém disse para eu não ir… Me pediram para participar e eu decidi quer não queria.

Autora é acusada de múltiplos casos de transfobia

J. K Rowling: Reprodução

A autora foi flagrada em inúmeras ocasiões republicando, curtindo e comentando publicações com teor transfóbico nas redes sociais, e já insinuou mais de uma vez que mulheres trans seriam apenas homens vestidos como mulheres.

O discurso feminista radical trans-exclusionista de Joanne fez com que muitas pessoas que admiravam a artista se voltassem contra ela por conta de seu posicionamento. Até mesmo a organização mundial de quadribol decidiu mudar o nome do esporte inspirado nos livros para se afastar da imagem da autora.

J. K Rowling
J. K Rowling (Reprodução /Twitter)

Daniel Radcliffe, protagonista dos filmes, já comentou o assunto e deixou claro que discorda completamente das opiniões da escritora, e acha que ela não tem propriedade para discutir um assunto do qual não tem conhecimento:

“As mulheres trans são mulheres. Qualquer declaração em contrário apaga a identidade e a dignidade das pessoas trans e vai contra todos os conselhos dados por associações profissionais de saúde que têm muito mais experiência nesse assunto do que Jo [apelido da autora] ou eu.”

Todos os oito filmes de Harry Potter e Comemoração de 20 anos de Harry Potter: De Volta a Hogwarts estão disponíveis na HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›