IWC Schaffhausen Filmmaker Bursary Award: Edição 2021 será focada em representatividade e inclusão

O British Film Institute e a IWC Schaffhausen anunciaram recentemente que seu prêmio anual IWC Schaffhausen Filmmaker Bursary Award, concedido em associação com a organização cinematográfica do Reino Unido, terá sua edição de 2021 focada fortemente em representatividade e inclusão.

Segundo divulgado, todos os filmes que se candidatarem ao Prêmio, pela primeira vez desde que o prêmio foi lançado, terão que atender aos Padrões de Diversidade BFI.

Conforme as instituições as novas normas tem objetivo de apoiar a oportunidade para cineastas pouco representados na indústria, aumentando assim a conscientização para incentivar uma maior inclusão no setor cinematográfico do Reino Unido.

O escritor, diretor ou roteirista britânico que vencer tem filme de ficção lançado no BFI London Film Festival e ganha uma bolsa no valor de US$ 70 mil.

Considerado o maior evento cinematográfico público do Reino Unido, o BFI London Film Festival, conta com a projecção de mais de 300 longa-metragens, documentários e curta-metragens de cerca de 50 países.

O Festival apresenta o melhor do cinema mundial, visando apoiar a criatividade, a originalidade, a visão e a imaginação dos cineastas. O evento apresenta também o melhor do cinema internacional contemporâneo, tanto de cineastas emergentes como os já estabelecidos.

Cathy Brady ganhou o prêmio IWC Schaffhausen Filmmaker Bursary Award em 2020 com Wildfire

Qualquer diretor ou escritor de longa-metragem de ficção, que estiverem realizando seu primeiro ou segundo trabalho, podem se inscrever por conta, ou por meio de parceiros de vendas ou distribuição.

Eles devem enviar a inscrição para o Prêmio IWC Schaffhausen Filmmaker Bursary e posteriormente podem ter seu filme convidado para estrear no festival, concorrendo assim a bolsa.

A partir deste ano todos os filmes serão avaliados com os padrões de diversidade e inclusão, participando do festival, somente se aprovados nesta avaliação.

O vencedor deste ano será anunciado durante a 65ª edição do BFI London Film Festival, realizado em parceria com a American Express, de 6 a 17 de outubro, em Londres, Inglaterra.

As edições anteriores tiveram como vencedores: Hope Dickson Leach em 2016 (The Leveling), Daniel Kokotajlo, 2017 (Apostasia), Richard Billingham em 2018 (Ray e Liz), Rose Glass em 2019 (Saint Maud) e Cathy Brady por Wildfire em 2020.

Após conquistarem o prêmio do IWC Schaffhausen Filmmaker Bursary Award, todos os vencedores tiveram indicações para outros prêmios do cinema, tendo suas produções significativamente reconhecidas.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›