Invasão na Ucrânia | Documentário da Netflix ajuda a explicar o conflito

No auge do conflito entre Rússia e Ucrânia, uma produção da Netflix pode te ajudar a entender a tensão envolvendo as nações.

As primeiras semanas de 2022 foram marcadas pela crescente tensão entre Rússia e Ucrânia, no Leste Europeu. Assim, na noite da última da quarta-feira (24), após semanas movimento o suas tropas, o exercito russo iniciou uma invasão na Ucrânia.

Winter On Fire Netflix
Winter On Fire: Ukraine’s Fight for Freedom (Divulgação / Netflix)

Entretanto, a tensão entre Rússia e Ucrânia não é nova e remonta a queda da União Soviética, quando os ucranianos conquistaram a sua independência. Nesse sentido, a Netflix possui uma produção que tenta ilustrar parte do conflito entre as duas nações.

Lançado em 2015, após a Rússia anexar a península ucraniana da Crimeia, Winter On Fire: Ukraine’s Fight for Freedom contextualiza parte dos crescentes conflitos entre os dois países.

Com quase duas horas de duração, a produção é focada na série de manifestações que emergiram na Ucrânia entre 2013 e 2014. Chamadas de Euromaidan, a agitação culminou da deposição do então presidente Víktor Fédorovych.

Winter On Fire Netflix
Winter On Fire: Ukraine’s Fight for Freedom (Divulgação / Netflix)

Na época, os protestos explodiram após o governo suspender os esforços de aproximação com a União Europeia, que incluíam um acordo comercial com o bloco europeu. Na ocasião, o abandono do acordo tinha o objetivo estreitar as relações do pais com a Rússia.

Embora não explore a origem literal dos protestos, a produção retrata conflitos importantes que levaram a deterioração das relações entre os dois países. Assim, em 2016, o documentário ganhou uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Documentário.

Mas, apesar de conquistar muitos críticos, Winter On Fire perdeu a disputa para Amy, uma das obras que retratou a vida da cantora inglesa Amy Winehouse.

Uma produção necessária

Winter On Fire Netflix (4)
Winter On Fire: Ukraine’s Fight for Freedom (Divulgação / Netflix)

Recentemente, o diretor de Winter On Fire, Evgeny Afineevsky, concedeu uma entrevista comentando a importância do documentário, pedindo para que a produção chegasse a mais espectadores.

“Gostaria que a Netflix relançasse uma campanha para o filme. A grande lição que vemos com Winter on Fire é que a Ucrânia pode defender suas crenças e se unir contra seus inimigos.”

“O que vemos no filme é que eles conseguem alcançar mudanças no governo quando estão unidos. Se Putin permitir que a Ucrânia vença esta situação e os EUA ainda os apoiarem, isso é um mau sinal para a presidência dele. Isso significa que pode acontecer com ele também,” completou o cineasta.

Com quase duas horas de duração, Winter On Fire: Ukraine’s Fight for Freedom está disponível no catálogo da Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›