Inferior? Por que o DCEU não tem o mesmo sucesso da Marvel?

Embora muitos fãs não concordem, o MCU sempre foi mais bem-sucedido que o DCEU, mas por que exatamente isso acontece? Quais são os erros que o DCEU tem cometido que o impedem de ter o mesmo sucesso que seu principal concorrente?

Conectou universos cedo demais

Assim que a Warner Bros. decidiu que Homem de Aço seria o começo de um universo no estilo MCU, eles não planejaram as coisas como elas deveriam ser feitas.

O DCEU já trouxe o Batman na sequência, em Batman vs. Superman: A Origem da Justiça, que contou com participações especiais dos outros membros da Liga da Justiça, e logo reuniu o time apenas um ano depois, antes que todos, exceto um, tivesse seu próprio filme solo.

Por outro lado, o MCU passou quatro anos introduzindo lentamente a história da origem de cada personagem, à medida que foi linkando um ao outro e unindo pontos e pontas, principalmente em cenas pós-créditos até que todos foram finalmente reunidos em Os Vingadores.

Falta de planejamento

Quando Kevin Feige apresentou pela primeira vez o Universo Cinematográfico Marvel para seus chefes, ele tinha uma visão muito clara de onde ele iria, e esse é o motivo de ter ‘fases’.

São roteiros que os redatores do MCU seguem para garantir que todas as narrativas se alinhem, sendo que cada cena pós-crédito introduz a história de algum filme que está a apenas alguns meses de distância, fazendo com que tudo se encaixe em um arco de história geral que recebeu o nome de A Saga do Infinito.

A Warner Bros., por outro lado, parece estar inventando o DCEU à medida que ele avança, sem pensar no que virá pela frente.

Abandonando a trilogia do Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan

O DCEU existe há pouco mais de cinco anos. O Homem de Aço foi, tecnicamente, onde as coisas começaram, mas o grande início do universo cinematográfico se deu com Batman vs. Superman, que veio em seguida.

Um fato é que a DC deveria ter começado com o universo no qual eles já tinham construído: a trilogia do Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan. Essa trilogia terminou literalmente com o Robin de Joseph Gordon-Levitt encontrando a Batcaverna. Esse deveria ter sido o início do DCEU.

Superman (Henry Cavill) em Homem de Aço (Reprodução / DC)

Um ponto de partida mais fraco

O Homem de Aço não é nem de longe um filme, terrível, mas ele não conseguiu ser um Homem de Ferro, pois, mesmo 11 anos após o lançamento deste, quando o arco de 22 filmes que seguiram culminou em Vingadores: Ultimato, os fãs continuaram imensamente satisfeitos ao verem os pontos da trama do primeiro filme sendo conectados.

No DCEU, ao contrário, é difícil de imaginar um hipotético público de cinema em 2024 ficando tão animado com a finalização de algum arco importante envolvendo o Homem de Aço, por exemplo.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›