Ícone do cinema, Melvin Van Peebles morre aos 89 anos

Consagrado como uns dos Ícones da dramarturgia para o cinema negro, o ator e diretor de Sweet Sweetback’s Baadasssss Song, Melvin Van Peebles, faleceu aos 89 anos.

De acordo com as informações divulgadas para a imprensa, o cineasta faleceu na última terça-feira (21), enquanto estava em sua casa no distrito de Manhattan, EUA. A causa da morte não foi divulgada.

A família de Melvin noticiou a morte do artista através das distribuidoras The Criterion Collection e Janus Films, a causa da morte, no entanto, não foi divulgada.

“Em uma carreira incomparável caracterizada por inovação implacável, curiosidade ilimitada e empatia espiritual, Melvin Van Peebles deixou uma marca indelével no cenário cultural internacional por meio de seus filmes, romances, peças de teatro e música.”

Foi Melvin o responsável pela formação dos cineastas Spike Lee e John Singleton. O artista também era pai do ator Mario Van Peebles, que em um comunicado confirmou a morte de seu pai, dizendo:

“Papai sabia que as imagens dos negros importam. Se uma imagem vale mais que mil palavras, quanto vale um filme? Queremos ser o sucesso que vemos, portanto, precisamos nos ver sendo livres. A verdadeira libertação não significa imitar a mentalidade do colonizador. Significou valorizar o poder, a beleza e a interconectividade de todas as pessoas.”

Ator e cineasta Melvin Van Peebles (Divulgação)

Considerado por muitos como o padrinho do cinema negro moderno, sua carreira teve inicio quando o cineasta começou a fazer curtas-metragens e, pouco depois, como e roteirista e diretor do filme The Story of a Three-Day Pass.

Assim como o grande sucesso do diretor, o filme abordava o racismo e contava a história de um soldado negro que foi rebaixado por confraternizar com um balconista branco na França.

Porém, a carreira de Melvin foi consagrada pelo filme Sweet Sweetback’s Baadasssss Song. A obra foi marcada pela atuação e direção de Melvin, que financiou e lançou a produção de forma independe.

O ponto alto do filme é abordagem sobre a história de órfão criado em um bordel, cujas proezas sexuais o ajudam a sair de algumas situações tensas enquanto ele enfrenta o racismo em Los Angeles.

Em sua estreia, o longa-metragem só chegou a dois cinemas americanos, um em Detroit e outro em Atlanta e, com o passar do tempo, ganhou espaço nas salas e chegou a arrecadar mais de US$ 10 milhões, tornando-se o filme independente de maior bilheteria de seu tempo.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›