Ícone da comédia morre ao 79 anos, vítima de um ataque cardíaco

O comediante Paul Mooney morreu aos 79 anos. O artista é conhecido por seu trabalho ao lado de grandes nomes como Richard Pryor e Eddie Murphy.

Segundo informações veiculadas pelo americano The Hollywood Reporter, Paul Mooney morreu na manhã desta quarta-feira (19), vítima de um ataque cardíaco, enquanto estava em estava em sua casa, na cidade de Oakland.

A trágica partida foi confirmada poucas horas depois, através do perfil oficial de Paul no Twitter.

Obrigado a todos do fundo de todos os nossos corações … vocês são os melhores! …… Mooney World .. O Padrinho da Comédia! .. A todos apaixonados por este grande homem .. muito obrigado

História de Mooney na comédia

O comediante, ator e escritor é mais conhecido por seu trabalho escrevendo para Richard Pryor e, com o passar dos anos, criou um nome de grande influência na comédia.

Paul começou sua vida artística no circo, onde criou sua paixão por escrever e contar piadas. Ao longo de sua careira, o artista em várias produções do cinema, incluindo os filmes A Hora do Show, A História de Buddy Holly e Meet the Blacks.

Grande parte do material cômico de Paul vinha de sua análise amarga da política racial nos Estados Unidos.

Com isso, através de piadas e observações, o artista transformava a experiência afro-americana em humor, ao mesmo tempo que refletia a dor causada pelo racismo em sua sociedade.

Sua busca pela comédia, em forma de sátiras e reflexões, lhe garantiu muito sucesso, que seria ainda mais impulsionado após sua parceira com Richard Pryor.

Richard e Paul
Montagem com Paul Mooney (esquerda) e Richard Pryor (direita) (Reprodução)

A parceira entre Paul e Richard começou nos anos 1960, quando os artistas se conheceram. Em 1975, Richard pediu à NBC para que o comediante escrevesse o então piloto do Saturday Night Live.

No episódio, que foi o primeiro do programa, Richard fez uma “entrevista de emprego” conduzida por Chevy Chase. Anos mais tarde, o piloto do SNL se tornaria um dos episódios mais assistidos e revistos da história do programa.

Paul ajudou Richard na criação e adaptação do material de algumas de suas maiores performances no stand-up, incluindo o Live on the Sunset Strip o Is It Something I Said.

Por escolha de Richard, o comediante se tornou o principal roteirista do The Richard Pryor Show, onde Paul ajudou a revelar novos talentos da comédia, dentre os quais estão Robin Williams, John Witherspoon, Sandra Bernhard e Tim Reid.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›