HQ: 7 tópicos para entender melhor o Multiverso da DC

Há algumas temporadas da série The Flash o público conheceu o Multiverso da DC, que não precisa ser nenhum gênio da física para entender, mas às vezes pode, ainda, parecer um pouco confuso.

Para tentar explicar melhor sobre a teoria, vamos apresentar 7 tópicos dos quadrinhos que podem ajudar a entender melhor o Multiverso.

1. Multiverso aparece pela primeira vez com dois flashes

A primeira menção de Multiverso na DC foi feita com a união de Barry Allen e Jay Garrick, o primeiro Flash, que Allen conheceu ao ser transportado para a terra 2.

Uma curiosidade é que não foi a primeira vez que o conceito de universos alternativos foi explorado em HQ da DC Comics, mas foi a primeira que deram um nome a isso: Multiverso.

2. Criação de novos personagens e histórias

A criação do Multiverso deu aos escritores da DC Comics mais liberdade para criar novos personagens e histórias que não funcionariam no enredo atual que tinham.

A partir daí várias versões diferentes surgiram, a partir do Elseworlds que levava personagens para caminhos bizarros, como Batman que lutou contra Jack, o Estripador em Batman: Gotham por Gaslight.

3. O multiverso foi destruído com a Crise das Infinitas Terras

Adaptada para o Arrowverse, a Crise nas Infinitas Terras foi um pouco diferente nos quadrinhos, que utilizou o episódio da equipe interdimensional de vários super-heróis contra o Anti-Monitor, para corrigir alguns erros de continuidade.

Após 12 edições foi desenvolvida uma pós-crise, na qual apenas cinco Terras permaneceram, incluindo a Idade da Prata como Terra-Um e a Idade Dourada como Terra-Dois.

Crise nas Terras Infinitas (Reprodução)

4. O Flashpoint da DC criou uma nova encarnação multiverso, Os Novos 52

Uma sequência de edições de 2005-2006 chamadas Crises Infinitas trouxe o Multiverso de volta, com o Flashpoint criando Os Novos 52, quando o DC Universe se fundiu com o Wildstorm Universe, mais tarde revelou ser trabalho dos experimentos do Dr. Manhattan com a alteração da realidade no Relógio do Juízo Final.

5. Os Novos Deuses Existem Fora do Multiverso

Todos os personagens da DC em algum momento estiveram no Multiverso, com exceção dos Novos Deuses, uma raça de seres extremamente poderosos, que residem em planetas gêmeos chamados New Genesis e Apokolips, em um lugar fora do espaço e do tempo, que é chamado de Quarto Reino.

6. O escritor Grant Morrison Mapeou Totalmente o Multiverso DC

Grant Morrison criou uma série limitada de 2014-2015, intitulada The Multiversity, na qual ele criou um mapa do DC Multiverse em sua totalidade, que o site da DC Comics lançou em versão interativa. Claro que não demorou muito para novas publicações sobre o Multiverso tornar o trabalho de Morrison obsoleto.

7. The Dark Nights: Metal Crossover apresenta o DC Omniverse

Em 2017 a DC Comics lançou a publicação mensal Dark Nights: Metal, na qual Batman descobre a existência de outro Dark Multiverse que existe abaixo do núcleo DC Multiverse, que leva à descoberta do Omniverse em 2020.

Em uma das publicações Lex Luthor explica que cada evento de crise do multiverso foi causado por algo chamado Energia de crise, que cria uma desconexão com o passado, essencialmente reescrevendo a história, tornando todos os eventos da história conhecidos e importantes em cânone.

Resumidamente este Omniverso é a coleção de tudo o que aconteceu em cada Terra na DC Comics e em cada iteração do Multiverso.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›