Harry Potter: Diferenças entre os filmes e os livros que ninguém nem nota

É comum que aconteçam diferenças significativas entre as versões dos livros e dos filmes de uma mesma história, já que a escrita de romances e cinema são meios de expressão específicos e únicos.

Isso se aplica a Harry Potter também, pois, nos filmes, há algumas alterações significativas desde elementos simples a coisas importantes sobre as quais ninguém fala. Veja:

Não Há a Canção do Chapéu Seletor

Nos livros, o Chapéu Seletor costuma cantar uma música diferente a cada início de ano letivo durante a Cerimônia de Seleção. A canção serve como uma ferramenta expositiva para as quatro Casas de Hogwarts e suas características.

No entanto, a música que o Chapéu Seletor canta em A Ordem da Fênix está repleta de subtextos sinistros sobre o retorno de Lord Voldemort.

Entretanto, os filmes não mostraram nada disso.

Pirraça, o Poltergeist que é um alívio cômico (ou só um fantasma pirracento mesmo)

Pirraça, o Poltergeist, pode não ter sido um personagem principal nos livros de Harry Potter, mas a maioria de suas cenas são nada menos que uma comédia pastelão.

Ele é um dos motivos pelos quais Hogwarts se torna um lugar tão bizarro, por isso, eliminá-lo faz com que o mundo mágico perca um pouco da sua graça e se torne menos notável, o que não é nada bom.

Infelizmente, a maioria dos espectadores nem notou sua ausência. Houve cenas filmadas com o personagem, porém, elas foram deletadas posteriormente.

Hermione (Emma Watson), Harry (Dan Radcliffe) e Rony (Rupert Grint) em cena de Harry Potter
Hermione (Emma Watson), Harry (Dan Radcliffe) e Rony (Rupert Grint) em cena de Harry Potter (Reprodução)

Os alunos têm aula?

Os livros estão repletos de inúmeras cenas de sala de aula, de Poções e Feitiços a Transfiguração e Trato de Criaturas Mágicas. Os filmes não dispensam totalmente as aulas, é claro, mas a quantidade de tempo e atenção dispensada a eles é drasticamente reduzida.

Obviamente, é uma escolha sensata, pois permite que a história simplifique algumas coisas e foque apenas nos eventos mais importantes como o ataque justificado de Bicuço a Draco, e Flitwick ensinando aos alunos do primeiro ano a arte de Wingardium Leviosa (cuidado ao ler o nome deste feitiço senão a Hermione te pega!).

Para que servem mesmo os pontos das casas?

Os pontos da casa são dados por conquistas e retirados por infrações, sejam disciplinares ou acadêmicas. Na verdade, momentos de premiação ou pontos de encaixe são comuns nos livros de Harry Potter, o que ajuda a acentuar o relacionamento entre os professores e os alunos.

Os filmes, excluindo o primeiro, não envolvem nenhuma conversa sobre os pontos da Casa, à exceção do terceiro.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›