Governo do Reino Unido pede que streamings divulguem audiência

O governo britânico solicitou às plataformas gigantes de streaming, como Netflix, Amazon, Apple, entre outros, a divulgação dos dados de programas como Peaky Blinders e Fleabag.

A recomendação foi feita em março pelo Comitê Digital, de Cultura, Mídia e Esporte (DCMSC) e inclui programas criados pelas emissoras públicas no Reino Unido, como BBC, ITV, Channel 4 e Channel 5.

De acordo com o relatório do Comitê sobre como seria o futuro do Serviço Público de Radiodifusão (PSB) do Reino Unido, as plataformas de streaming deveriam divulgar os dados às emissoras e ao Ofcom, órgão regulador de mídia do Reino Unido.

Esta foi uma intervenção incomum feita pelo governo britânico em resposta publicada hoje (17) ao relatório do DCMSC.

Segundo o site Deadline, os ministros concordam com a recomendação feita pelo Comitê de que os streamers deveriam compartilhar dados. O governo não pediu que a Netflix entregasse suas classificações às plataformas concorrentes, mas disse que deveria compartilhar as informações com o Ofcom.

A nota do governo dizia:

“Concordamos com o Comitê que este é um caso de se exigir que os serviços de streaming compartilhem dados de visualização de primeira linha com o Ofcom para auxiliá-los na análise e avaliação do sistema PSB”.

Os ministros ainda completaram que esperam que as informações sejam cedidas de forma voluntária “em primeira instância”. Essa informação deixa em aberto a possibilidade do governo legislar sobre o compartilhamento de dados. Esta oportunidade se daria caso os streamings não tiverem interesse em ser transparentes sobre o desempenho dos programas nos serviços.

Netflix
Netflix (logo divulgação)

As plataformas de streaming estão prudentes em relação a divulgar números sobre sua audiência. A Netflix e a Amazon argumentaram que essas informações podem ser comercialmente sensíveis.

Os legisladores do DCMSC não concordaram com os argumentos dos serviços. O comitê respondeu que acredita que o compartilhamento desses dados não são comercialmente sensíveis. Para eles, “Os serviços de streaming são uma importante ‘segunda janela’ para o conteúdo do PSB, mas sem os dados do visualizador, é difícil avaliar totalmente o alcance dos PSBs”.

O relatório do comitê também inclui a recomendação de que as plataformas de streaming insiram a marca dos radiodifusores do Reino Unido em suas produções originais. A maior parte dos programas da Netflix já incluem essa informação no início da tela.

A série The End of the F…ing World, por exemplo, inclui o logotipo do Channel 4 antes de iniciar o programa. Para o governo, a inclusão da marca é uma questão comercial e matéria para negociações contratuais.

O debate sobre os dados é motivado pela luta por relevância das emissoras públicas em um mercado cada vez mais dominado por gigantes da mídia nos Estados Unidos.

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