Game of Thrones: 4 curiosidade sobre a Mão do Rei que você não sabia

Um dos cargos mais poderosos do Sete Reinos, a Mão do Rei também ocupava a cadeira mais importante do Conselho

Uma das séries mais famosas em todo o planeta, Game of Thrones levou seus fãs a Idade Medieval, explorando ao máximo o imaginário de Reis, Rainhas e, claro, a luta pelo mais poderoso de todos os Tronos.

A figura mais poderosa da época, o Rei não governava as suas terras sozinho e a série fez questão de explorar um dos mais poderosos cargos em todos os Sete Reinos: a Mão do Rei.

Broche da Mão do Rei em Game of Thrones
Broche da Mão do Rei em Game of Thrones (Divulgação / HBO)

Em Game of Thrones, assim como em A Casa do Dragão, a Mão do Rei é um o principal homem do Pequeno Conselho e, além de conselheiro, também deve executar as tarefas do monarca.

Em suas oito temporadas, a série da HBO explorou bastante esse cargo, mas ainda deixou de fora dos episódios muitos detalhes sobre a Mão do Rei. Essas curiosidades só podem ser encontrados nos livros que inspiraram a série. Confira:

A Torre da Mão

A Fortaleza Vermelha em Game of Thrones
A Fortaleza Vermelha em Game of Thrones (Reprodução / HBO)

Como uns cargos mais importantes, A Mão do Rei vive em uma casa residência exclusiva, chamada de a Torre da Mão. Embora não seja tão luxuosa quanto o Palácio do Rei, a casa é muito ampla e conta até com um Pequeno Salão, capaz de abrigar 200 pessoas, além de um solar e quartos especiais.

A Torre da Mão foi planejada junto com o resto da Fortaleza Vermelha e levou 10 anos para se totalmente construída.

A primeira Mão do rei

Como seria Orys Baratheon baseado nos livros de Game of Thrones
Como seria Orys Baratheon baseado nos livros de Game of Thrones (Reprodução)

Os fãs de Game of Thrones já sabem que os Baratheons foram uma das famílias mais poderosas dos Sete Reinos, mas muito antes de assumirem o Trono de Ferro, a Casa já influenciava o Rei.

Embora não tenha sido oficialmente nomeado, Orys Baratheon foi o primeiro de todos os Mão do Rei, renunciando do cargo após literalmente perder a sua mão numa batalha. Nos livros, o personagem afirma que “a Mão do Rei deveria ter uma mão. Não permitirei que homens falem do Coto do Rei”.

A Mão mais jovem

Charles Dance como Tywin Lannister em Game of Thrones
Charles Dance como Tywin Lannister em Game of Thrones (Divulgação / HBO)

Além de revelar o primeiro Mão dos Setes Reinos, os livros de George R. R. Martin também revelam quem foi o homem mais jovem a ocupar o cargo. Servindo como o Mão por mais de 20 anos, Tywin Lannister foi o mais novo a exercer a função.

A Mão que se tornou Rei

Viserys II nos livros de Game of Thrones
Viserys II nos livros de Game of Thrones (Reprodução)

A Casa do Dragão, o spin-off de Game of Thrones, vai explorar a terrível fragilidade da Casa Targaryen durante a Dança do Dragões. Durando anos, o conflito termina com o filho de Rhaenyra, Aegon III, tornando-se rei e logo nomeando o seu irmão com Mão do Rei.

Servindo como o Mão de três reis, Viserys II se provou capaz e determinado, se tornando rei após a morte de Baelor. O seu reinado, no entanto, foi curto e durou pouco mais de um ano.

Atualmente todas as oito temporadas de Game of Thrones, assim como os primeiros episódios de A Casa do Dragão, estão disponíveis no HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›