Friends tocou em assunto sensível e você não percebeu

Friends (Divulgação)

O seriado Friends marcou uma época na história da televisão norte-americana e mudou a forma como os sitcoms abordavam diversos temas, sendo um deles a família e a maternidade.

Rachel Green (Jennifer Aniston), a queridinha do público, começa a série terminando um relacionamento no dia do seu casamento dos sonhos. O que já indicava os caminhos por onde a personagem poderia crescer e mudar.

Durante a série vemos Rachel perder muito da sua personalidade de patricinha, chorar, amar e ser abandonada novamente. Um dos momentos mais significativos é quando a mesma engravida de Ross (David Schwimmer), e decide ir morar com ele.

Mas não dá muito certo e ela fica com quase 100% da responsabilidade de cuidar da bebê Emma. Definitivamente bem distante da noiva do primeiro capítulo, Rachel agora enfrenta este momento com maturidade.

A primeira gravidez de Phoebe (Lisa Kudrow) foi tratada com humor, mas abordou um assunto que pode ser muito polêmico: a barriga de aluguel. Phoebe teve trigêmeos para o seu irmão Frank Jr. e se observamos atentamente Joey deixa implícito que Phoebe mais tarde se tornaria mãe do seu próprio bebê.

Monica (Courteney Cox) era conhecida por gostar de tudo feito apropriadamente. A personagem perfeccionista teve seus principais medos enfrentados durante a série e talvez o maior deles foi a infertilidade dela e Chandler, que decidiram pela adoção.

É importante lembrar que apesar de adoção ser algo considerado comum nos anos 90, a perspectiva sobre a relação dos pais com filhos adotivos era um pouco diferente. Por isso não é menos importante que a série aborda este assunto, mostrando um tipo mais diverso de família.

A forma sólida como as narrativas de Friends foram construídas é um ponto fundamental para o sucesso da série. Uma das características mais fortes da série é mostrar ao público pessoas com as quais quem está vendo em casa pode se identificar.

Sou uma mulher que sempre sonhou em viver de escrever. Amo tudo sobre cultura pop, cinema e TV…. Ah cerveja e gatos!


SIGA-NOS E VEJA MAIS


Veja mais ›