Um dos vilões mais icônicos da história do terror e provavelmente da história do cinema, Freddy Krueger foi baseado em traumas de infância de Wes Craven.
O personagem de luvas com dedos de navalha é uma representação física dos medos do falecido diretor. Robert Englund, que interpretou Freddy nos primeiros sete filmes da franquia, contou em entrevista concedida ao Comic Book que o nome do vilão tem origem em um menino que cometia bullying com Wes quando ele estava no ensino fundamental:
“O Freddy é tipo um amálgama das experiências do Wes Craven. Se eu não me engano, tinha um bully na escola dele que se chamava Fred Krueger. E eu acho que quando ele escolheu o nome do bicho-papão dele, ele gostou do aspecto germânico do nome, Frederick Krueger algo bem tectônico.”
“Eu acho que parte disso é que sempre teve um pouquinho de um lado sinistro como os contos de fadas dos Grimm em Freddy Krueger e em A Hora do Pesadelo”, sugeriu o ator.
Wes já compartilhou a mesma a história em uma faixa de comentários no DVD do primeiro filme, e contando que é o mesmo motivo pelo qual o vilão de Aniversário Macabro se chama Krug.
Peça icônica de personagem pertence a outro trauma do diretor
O chapéu estilo fedora de Freddy, um dos itens mais marcantes do personagem, também vem de uma lembrança antiga de Wes, contou ele em uma entrevista para o CineFantastique:
“O chapéu era o que os homens adultos usavam na minha infância, e tinha esse cara em particular que me assustou quando eu era pequeno”, revelou.

“Ele era um bêbado que estava passando pela calçada e me acordou. Quando eu fui até a janela, ele me deu um susto; ele basicamente sabia que eu estava lá, e ficou olhando dentro dos meus olhos. Eu me escondi pelo que pareciam horas e quando eu olhei de novo, ele ainda estava lá.”
De acordo com Wes, ele achou que o homem planejava invadir a casa dele. “Ele começou a andar de costas e virou a esquina, e eu lembrei: ‘Meu deus, aquela é a direção da entrada do meu prédio”, contou o cineasta.
“Eu ouvi, dois andares abaixo, a porta abrir. Eu acordei meu irmão mais velho, que desceu lá com um taco de beisebol. Não tinha ninguém lá.”
Os filmes de A Hora do Pesadelo do 1 ao 7 estão todos disponíveis na HBO Max. O remake só pode ser alugado ou comprado em diversas plataformas digitais.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.
Gaúcho, graduado em Letras, apaixonado por drag e filmes e séries de terror.