Festival de Cannes: veja quem é o vencedor da Palma de Ouro

Conheça também outros filmes que ganharam prêmios em diferentes categorias

A 75ª edição do tradicional Festival de Cannes terminou no último sábado (28). Durante a cerimônia de encerramento, foram anunciados os grandes vencedores.

A Palma de Ouro, principal prêmio do evento, ficou com o filme Triangle of Sadness dirigido por Ruben Östlund, que já havia ganhado a Palma com seus filmes Força Maior (2014) e The Square: A Arte da Discórdia (2017).

“Quando começamos a escrever o filme, tínhamos apenas um objetivo: interessar o público e fazê-lo pensar. Queríamos que as pessoas continuassem falando sobre isso quando saíssem da sala”, disse o diretor em pronunciamento no festival.

Triangle of Sadness narra a história de dois modelos, Carl (Harris Dickinson) e Yaya (Charlbi Dean Kriek), que, após a semana de moda, são convidados para participarem de um cruzeiro de luxo.

No entanto, enquanto a tripulação cuida dos convidados, o capitão (Woody Harrelson) se nega a participar de um jantar de gala servido no navio. Nesse meio tempo,  a chegada de uma tempestade ameaça a paz e o conforto de todos os passageiros. 

Woody Harrelson, Mia Benson, Ruben Östlund e Henrik Dorsin durante filmagens de Triangle of Sadness (2022)

Os filmes Close (Lukas Dhont) e Stars At Noon (Claire Denis) receberam conjuntamente o Grand Prix.

Já o japonês Park Chan-Wook, responsável pelo filme Decision to Leave, foi consagrado como melhor diretor.

Nas categorias de atuação, Zar Amir Ebrahim (Holy Spider) e Song Kang-ho (BROKER), mais conhecido pelo sucesso ganhador do Oscar, Parasita, levaram a melhor. O filme Boy from Heaven, de Tarik Saleh, recebeu o prêmio de melhor roteiro.

O Brasil já participou com 38 filmes na mostra principal do Festival de Cannes, sendo a última vez em 2019 com Bacurau,  dirigido por Kléber Mendonça Filho, e O Traidor, de Marco Bellocchio.

Em 1962, o filme O Pagador de Promessas, dirigido por Anselmo Duarte, se tornou o primeiro e único filme brasileiro a conquistar a Palma de Ouro. O filme conta a história de Zé do Burro (Leonardo Villar), um homem humilde que, após promessa feita em terreiro de candomblé, precisa carregar uma cruz pesada até a frente da Igreja da Cidade. O filme traz no elenco, também, Gloria Menezes e Antônio Pitanga.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›