Fato real explica taxa de sobrevivência de erupção vulcânica em Os Anéis de Poder

O episódio seis de Os Anéis de Poder mostrou o nascimento da Montanha da Perdição nas Terras do Sul

O episódio seis de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder foi considerado um dos mais surpreendentes da série até agora, principalmente por seu explosivo e emocionante final.

Nos momento finais do capítulo intitulado Udûn, o público viu o nascimento da Montanha da Perdição, e a devastação das Terras do Sul causada pela erupção vulcânica. Contudo, alguns fãs acharam a cena “forçada” demais”.

Quando o assunto é erupção vulcânica, se imagina que quase não haverá sobreviventes a catástrofe. Quando a montanha das Terras do Sul explodiram, ouve um bombardeio de pedras encanscentes bem com uma onde cinzas.

Alguns dos personagens principais como Isildur e Elendil a Arondir, Bronwyn e Galadriel, conseguiram desviar de algumas rochas que vieram voando em direção a eles. Contudo, a atitude de Galadriel chamou a atenção em particular.

Galadriel decide apenas ficar parada e observando a onda de cinza chegar enquanto os humanos da aldeia fugiam desesperados. Algumas pessoas estavam convencidas de que isso era um desejo de morte, afinal, nem mesmo um elfo poderia sobreviver a tamanha fúria da natureza.

Contudo, de acordo com o site We Got This Covered, um usuário do Reddit explicou através de uma história real como as pessoas em Os Anéis de Poder conseguiriam sobreviver a uma erupção vulcânica.

Para justificar isso, foi usado o relato da erupção vulcânica de White Island, na Nova Zelândia, que aconteceu em 2019. O local sofreu com uma erupção freática, quando a água do mar se encontrou como magma. Algo muito parecido com o que causou a erupção da Montanha da Perdição em Os Anéis de Poder.

Foi explicado que o encontro entre a água e o magma provoca uma explosão quase instantânea, que lança vapor e pedra em alta velocidade. Esse tipo de erupção raramente inclui fluxo de lava, concentrando toda a sua letalidade em uma inundação de cinzas e rochas arremessadas.

Galadriel (Morfydd Clark) vê a devastação das Terras do Sul em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução / Prime Video)
Galadriel (Morfydd Clark) vê a devastação das Terras do Sul em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução / Prime Video)

Esse é o tipo de erupção que aconteceu no final de Udûn. O texto ainda explica o vulcão da White Island servia como local turístico, e quanto entrou em erupção quando havia cerca de 47 pessoas na ilha, todas a menos de um quilômetro do próprio vulcão.

Alguns turistas estavam ainda mais próximos, e estes foram a maioria que perdeu a vida. Das 47 pessoas na ilha no momento da erupção, 25 sobreviveram. Muitos ficaram gravemente feridos, mas prova que há como sobreviver a uma erupção vulcânica.

Claro que a erupção vulcânica de Os Anéis de Poder é infinitamente maior do que a que aconteceu em White Island, contudo, outro favo que ajuda na sobrevivência dos personagens é a distância.

Na publicação do Reddit, alguns apontaram que os personagens estavam a cerca 100 km da erupção, um distância suficiente para garantir o mínimo de mortes.

Outro fator é que se trata de um obra de fantasia, e atitudes como a de Galadriel são comuns para dar mais carga emocional às cenas.

Talvez isso não seja o suficiente para algumas pessoas mudarem de ideia sobre o que aconteceu no final de Udûn, contudo, a explicação fornece uma base real para o que aconteceu no episódio.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›