Extraordinário: Saiba de onde surgiu história do protagonista

Filme que está no Top 10 da Netflix conta uma história real

Lançado em 2017, Extraordinário emocionou milhares de pessoas no mundo todo contando a história de Auggie, um menino de 10 anos, que nasceu com deformidades faciais, e depois de anos estudando em casa vai frequentar uma escola.

A história não só mostra a importante perspectiva do menino, como de toda sua família, que de uma maneira ou outra também sofre devido ao problema de saúde da criança. E ao final do filme apenas uma pergunta paira sob a cabeça de seu espectador: Auggie é real?

A resposta é sim e não. O filme não é baseado em uma história específica que tenha acontecido, mas sim em um livro, de mesmo nome, escrito por Raquel Jaramillo, mais conhecida por seu pseudônimo, RJ Palacio, que escreveu uma obra ficcional.

Jacob Tremblay em cena de Extraordinário (Divulgação/Netflix)

Apesar de se tratar de ficção, a história de Auggie é muito semelhante a de muitas crianças, que assim como o personagem, nasceram com a Síndrome de Treacher Collins. Como, possivelmente, seja o caso da criança que inspirou a autora do livro adaptado.

Jaramillo revelou, anteriormente, que a inspiração para a obra surgiu em um dia comum, quando ela resolveu levar seus dois filhos à sorveteria e no local encontraram uma criança com deformidades no rosto, o que assustou um de seus filhos que começou a chorar.

Sem saber o que fazer, para tentar poupar a criança com malformação facial, ela saiu correndo do local, porém mais tarde se deu conta que não havia tomado a melhor decisão, e ao tentar concluir qual seria a reação correta lhe surgiu a ideia de escrever o livro.

Jacob Tremblay em cena de Extraordinário (Reprodução/Youtube)

Ela achou que as pessoas precisavam ver as coisas um pouco da perspectiva daquelas crianças, que sofrem bullying, às vezes até involuntário por não ter o rosto parecido com a maioria das outras crianças, e assim surgiu a obra Extraordinário, que foi adaptada para o cinema.

A criança que deu a inspiração inicial para a autora do livro não é a única, é apenas uma de milhares de crianças que também sofrem com a Síndrome de Treacher Collins e outras doenças semelhantes que criam algum tipo de deformidade.

Por isso, de certa forma, o filme é baseado em fatos reais, mesmo que indiretamente, ao contar uma história comum a tantas crianças ao invés de representar apenas uma em especial.

Extraordinário está disponível na Netflix, onde atualmente se encontra em destaque na lista de Top 10 de filmes mais assistidos do streaming.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›