Ex-presidente-executivo da Disney considera comprar time de basquete

Bob Iger, o ex-presidente-executivo da Walt Disney Company, está considerando a compra do Phoenix Suns.

Segundo o site ComicBook, o executivo expressou interesse em possuir um time da NBA e parece que as variáveis ​​podem se alinhar para tornar o Suns o acordo ideal.

Não apenas a equipe deve chegar ao mercado em algum momento nos próximos meses (com um preço relatado de US $ 2 bilhões), mas esse cronograma corresponde aproximadamente às necessidades de Iger, uma vez que permitiria que ele anunciasse a mudança antes dele estar oficialmente fora da Disney no final do ano.

Iger deixou suas funções em fevereiro de 2020, passando as rédeas para Bob Chapek, ex-chefe da divisão de parques da Disney, mas continuou como presidente executivo e conselheiro de Chapek durante a transição.

Seu contrato termina no final de 2021, porém, isso dá a Iger uma janela um tanto limitada para ter a transição perfeita para seu papel pós-Disney que ele supostamente deseja.

O Suns pode chegar ao mercado depois que o atual proprietário controlador, Robert Sarver, foi o assunto de uma matéria da ESPN que alegava um padrão de comportamento não profissional e discriminatório no local de trabalho.

É claro que ser forçado a sair pode transformar qualquer data de venda potencial em um alvo móvel. Há algumas nuances aqui, pois parece possível que Sarver tenha resistido ao pior das críticas, mas o comissário da NBA, Adam Silver, lançou uma investigação sobre a conduta de Sarver no Suns.

O escritório de advocacia responsável pela investigação, Wachtell Lipton, é o mesmo que conduziu uma investigação sobre o ex-L.A. Donald Sterling, proprietário do Clippers, que foi forçado a vender depois de usar linguagem racista com membros de sua equipe.

Em uma reviravolta interessante, a venda foi para o ex-CEO da Microsoft, Steve Ballmer, que pagou US $ 2 bilhões pela equipe no que era essencialmente o mesmo tipo de mudança pós-aposentadoria que Iger está considerando.

A conexão entre a indústria do entretenimento e os esportes profissionais é antiga, obviamente. A NBA é uma grande fonte de receita para a ESPN, de propriedade da Disney, e os relacionamentos entre chefes de estúdios e equipes esportivas profissionais não são incomuns.

O fundador da Blockbuster, Wayne Huizenga, deu sequência à sua aposentadoria da indústria de locação de vídeo ao comprar os Florida Marlins da MLB. Ele também foi co-proprietário do Miami Dolphins da NFL e do Florida Panthers da NHL.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›