Ex-ator é preso em Nova Iorque por vandalizar estátua de George Floyd

O ex-ator Micah Beals, de Parque e Recreações, foi preso em outubro por vandalizar a estátua de George Floyd em Nova Iorque. A estátua havia sido inaugurada há pouco tempo em um local com outras personalidades do movimento negro, como John Lewis, pioneiro ao combate ao racismo nos Estados Unidos e Breonna Taylor, outra vítima de violência policial.

Segundo a polícia, o homem estava caminhando próximo a estátua com um skate quando jogou tinta cinza em seu rosto. O homem foi preso e o Departamento de Polícia de Nova Iorque confirmou pelo Twitter que ele foi acusado de fraude criminosa de segundo grau, o que pode resultar em até sete anos de prisão.

“Este ato de covardia é ódio e repreensível”, declarou Kathy Hochul.

O ex-ator Beals já havia sido preso por violar o toque de recolher durante os distúrbios no Capitólio em janeiro deste ano. Até o momento não há informações se ele irá recorrer a acusação de dano criminoso de segundo grau. Um grupo de voluntários se uniu para limpar a estátua de George Floyd.

No início deste ano, um grupo neonazista também vandalizou um outro monumento no Brooklyn, que também fazia homenagem a Floyd.

Relembre a morte de George Floyd

Em maio de 2020, o ex-segurança Floyd, de 46 anos, foi morto após o policial Derek Chauvin pressionar o joelho em seu pescoço, em Mineápolis. O motivo do crime foi devido George ter tentado pagar uma conta em uma mercearia com uma nota falsa de US$ 20.

As imagens no local na época mostraram que Floyd não resistiu a abordagem policial e, mesmo assim, foi agredido pela polícia, o que causou uma repercussão mundial da violência policial no Estados Unidos, na forma com que os policiais brancos abordam, agridem e matam homens pobres e negros.

O policial foi afastado e posteriormente condenado a 22 anos e meio de prisão.

Protestos pela morte de Floyd (Divulgação)
Protestos pela morte de Floyd (Divulgação)

Dados de pessoas mortas pela polícia

Com a morte do ex-segurança, a pauta sobre o racismo trouxe com maior relevância estatísticas reais sobre assassinatos cometidos por policiais no Estados Unidos. Segundo uma pesquisa de um jornal em Washington, divulgada pelo G1, mais de mil pessoas foram mortas a tiros no país somente no ano de 2019, sendo a maioria das vítimas negras.

Com toda repercussão, surgiu o movimento #BlackLivesMatter (Vidas Negras Importam), criado em 2013 que repercutiu muito em 2020.

Confira alguns filmes que abordam o tema do racismo:

Faça a Coisa Certa (1989)

Infiltrado no Klan (2018)

Corra (2018)

12 anos de Escravidão (2013)

Selma – Uma Luta pela Igualdade (2014)

 

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›