Eu, Tonya | Filme sobre patinadora superou expectativas e garantiu boa bilheteria

Nesta quarta-feira (26), o Cinema Especial exibe Eu, Tonya (2017), um título inédito na TV aberta. Baseado em fatos reais, o filme estrelado por Margot Robbie (Esquadrão Suicida) revisita a história da ex-patinadora de gelo Tonya Harding, que estampou noticiários por todo o mundo no início dos anos 1990.

A história de Tonya

Acompanhe a vida da ex-patinadora no gelo Tonya Harding (Margot Robbie). Durante a década de 1990, ela conseguiu superar sua infância pobre, à rígida criação dada pela mãe, e emergir como campeã do Campeonato de Patinação no Gelo do Reino Unido e segunda colocada no campeonato mundial.

Tonya foi de promissora a odiada no país, depois que Nancy Kerrigan (Caitlin Carver) – sua principal oponente no esporte – teve um de seus joelhos atingido por um golpe com um bastão de metal, durante as Olimpíadas de 1994.

Na época, Jeff Gillooly (Sebastian Stan), esposo de Tonya, foi o principal suspeito.

Irreverente, perfeccionista e muito determinada, Tonya Harding teve o sonho interrompido em razão deste suposto ataque contra uma “inimiga”. Porém, os problemas pessoais com relacionamentos conturbados, tanto pelo lado familiar quanto amoroso, já estavam impactando o futuro brilhante da atleta.

Com direção de Craig Gillespie (Cruella), o elenco é formado também por Allison Janney (Histórias Cruzadas), Mckenna Grace (Capitã Marvel), Bobby Cannavale (Esquadrão Trovão), Julianne Nicholson (Álbum de Família), entre outros atores.

Sebastian Stan e Margot Robbie em Eu, Tonya (Divulgação)

Repercussão

Eu, Tonya estreou no Toronto International Film Festival em 8 de setembro de 2017, e foi lançado nos EUA em 8 de dezembro, arrecadando um total de US$53 milhões de dólares mundialmente, ante um orçamento de US$11 milhões.

O filme foi aclamado pela crítica, com elogios direcionados aos desempenhos de Margot Robbie, Allison Janney e Sebastian Stan, faturando vários prêmios e indicações após o seu lançamento.

Ao Globo de Ouro, recebeu indicações para Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Atriz em Comédia ou Musical (Robbie) e ganhou Melhor Atriz Coadjuvante. Já no Oscar 2017, Janney também ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, e o filme recebeu indicações a Melhor Atriz (Robbie) e Melhor Edição.

Margot Robbie em Eu, Tonya (Divulgação)

No agregador de resenhas Rotten Tomatoes, o filme recebeu um “Certificado Fresh” e obteve uma aprovação de 90% com base em 382 avaliações críticas, e registra uma nota de 7.7 / 10. Por parte do público, conta com 88% de aprovação.

O consenso crítico do site diz: “Liderado pelo forte trabalho de Margot Robbie e Alison Janney, Eu, Tonya encontra o humor em sua história baseada em fato sem perder de vista seus elementos mais trágicos — e emocionalmente ressonantes”.

O drama biográfico vai ao ar no Cinema Especial desta quarta (26), à partir das 22h35min (horário de Brasília), logo após a novela Império, na TV Globo.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›