Eternos e Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis podem ter seus lançamentos proibidos na China

Segundo a Variety, os filmes da Marvel: Eternos e Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, podem enfrentar dificuldades na China, tendo seus lançamentos proibidos devido à crescente reação nacionalista no país.

Ainda não há nenhuma confirmação oficial de que os filmes terão suas estreias barradas, mas as especulações começaram após a divulgação de uma lista de datas de lançamentos das produções da Marvel nos Estados Unidos, feita no CCTV6 China Movie Channel, na qual não constavam os dois filmes.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis tem sua estreia marcada para 3 de setembro e Eternos tem seu lançamento agendado para 5 de novembro deste ano. Ambos os lançamentos sucedem o de Viúva Negra, que foi citado da divulgação no canal chinês.

Em sua publicação a Variety observou que apesar de parecer apenas um pequeno detalhe, a omissão pode sim querer dizer algo, já que os filmes lançados na China precisa ser aprovado antes pelo poderoso departamento de propaganda do país.

Ou seja, todos os filmes estrangeiros que querem ter suas estreias nos cinemas chineses precisam receber aprovação do governo e passar pela censura, então a omissão de Eternos e Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis pode ser uma indicação de que algum detalhe nas produções incomoda as autoridades chinesas.

Há de se considerar que a diretora de Eternos, Chloé Zhao, foi considerada “persona non grata” no país nos últimos meses, após declarações dela na época em que ganhou um Globo de Ouro por Nomadland, serem consideradas anti-China.

Uma primeira citação, de uma entrevista de 2013, mostra ela comentando seu interesse por filmes sobre o coração dos Estados Unidos, dizendo:

“Isso remonta a quando eu era um adolescente na China, estando em um lugar onde há mentiras por toda parte”.

Outra declaração teria sido, na realidade, um erro de impressão que tornou uma afirmação da cineasta em:

“Os EUA agora são meu país”.

Enquanto na verdade ela teria dito:

“Os EUA não são meu país”.

Para infelicidade total de Zhao, ambas citações se tornaram viral na internet, criando uma reação nacionalista fortemente negativa dos chineses, o que poderia explicar a omissão de Eternos da divulgação de lançamentos da Marvel no canal chinês.

Shang-Chi (Simu Liu) em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (Divulgação / Marvel)
Shang-Chi (Simu Liu) em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (Divulgação / Marvel)

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis pode ter sua exclusão confirmada pelo fato de o filme estar sofrendo uma perseguição nacionalista, com muitos chineses fazendo reclamações do longa.

A reação negativa dos chineses se deve ao personagem Fu Manchu, um vilão visto ao longo dos anos como uma personificação do estereótipo do Perigo Amarelo, que é o pai de Shang-Chi.

A Marvel ainda tentou se afastar do mal-visto personagem, reformulando ao pai de Shang-Chi como Wenwu, ou o Mandarim, onde ele é interpretado pelo ícone da atuação de Hong Kong, Tony Leung, mas não funcionou como maneira de para conter as reclamações dos chineses.

A reação contra o filme também se refere a aparência dos atores Simu Liu e Awkwafina, que segundo os críticos chineses, não atendem aos padrões característicos do povo chinês, sendo considerado por isso que a Marvel está discriminando os chineses.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›