Estrela de Frida não atuou em grande comédia por ser mexicana

Salma Hayek comentou sobre a discriminação que sofreu em Hollywood ao revelar que não pode atuar em duas grandes comédias, por ser mexicana.

A atriz que protagonizará o filme Dupla Explosiva 2 – E a Primeira-Dama do Crime, escancarou a xenofobia presente em Hollywood ao revelar que, mesmo sendo a melhor atriz para o papel, não foi escalada para duas grandes comédias, apenas por ser mexicana.

Os comentários foram feitos durante uma entrevista para o site Variety, quando a Salma foi questionada se esperava, algum dia, estrelar um filme do porte de Dupla Explosiva 2.

A resposta de Salma surpreendeu, quando a atriz disse:

“Não, nunca. Mas eu achei que faria os gêneros ação e comédia. Lembro-me de que houve duas grandes comédias para as quais fiz testes para o papel principal.

“Anos depois, os diretores me disseram que eu era a melhor candidata e que era melhor do que [as atrizes que] eles escalaram e de quem se arrependeram. Mas, na época, eles sabiam que os estúdios não teriam escolhido uma mexicana como protagonista”.

Salma também comentou que, na época, acreditava que sua fama entre o público latino, principalmente do México, iria angariar um público maior para suas produções.

Salma Hayek em Frida (Divulgação)
Salma Hayek em Frida (Divulgação)

Porém, os estúdios americanos “não queriam aceitar o valor” desse mercado naquela época, disse Salma. Ela ainda ressaltou que o seu sucesso em Frida não surtiu efeito contra o pensamento preconceituso do cinema, naqueles dias.

Nos dias de hoje, anos após sofrer a discriminação, a artista disse que ficou “satisfeita” ao ouvir a confissão dos cineastas que deixaram de lhe escalar.

“E eu pensei que isso mudou alguma coisa, isso mudou algo neles, me fez pensar que talvez a próxima geração ou a próxima garota que chegasse teria uma chance melhor por causa disso. Mas ninguém realmente olhou para o meu valor.”

A atriz ainda comentou sobre o machismo presente na indústria cinematográfica e como esse preconceito permite que os estúdios e cineastas tirem crédito em cima de seu trabalho, e de várias outras atrizes.

“Se você é uma mulher e está em um filme que faz muito sucesso e eles dizem que você é a personagem favorita deles, eles ainda vão dar todos os créditos de bilheteria para o cara. Eles não contam quem você está trazendo para os cinemas.”

Salma Hayek que estrelou o famoso filme, Frida, em 2002, também faz parte do elenco de duas grades produções que ainda não chegaram aos cinemas.

A atriz atuará em Os Eternos, da Marvel e House of Gucci, filme que terá um elenco de peso, incluindo Lady Gaga, Adam Driver, Al Pacino e Jared Leto.

Dupla Explosiva 2 – E a Primeira-Dama do Crime deve chegar aos cinemas no dia 24 de Junho de 2021.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›