Entenda por que os olhos de Ivar mudam de cor em Vikings

Ivar (Alex Høgh Andersen) em Vikings: (Reprodução)
Ivar (Alex Høgh Andersen) em Vikings: (Reprodução)

Ivar, o Desossado, personagem de Vikings interpretado por Alex Høgh Andersen, tem olhos azuis profundos que ficam ainda mais azuis quando ele se encontra em uma situação de perigo.

Aparentemente, essa poderia ser apenas uma característica fictícia criada exclusivamente para o personagem, mas ela possui origens concretas no mundo real e adicionam uma camada de realismo ao personagem.

Acontece que, mesmo sendo um dos personagens mais cruéis da série, o filho mais novo de Ragnar e Aslaug sofre de uma condição conhecida como osteogênese imperfeita, que causa debilidade óssea nos indivíduos acometidos. Em alguns casos, os ossos podem até se quebrar.

Uma das características de quem possui a doença é ter a esclera (a parte branca do olho) levemente azulada, sendo que essa coloração azul pode se tornar mais forte quando os ossos estão mais fragilizados.

Ou seja, mais que um traço genético comum aos guerreiros escandinavos, os olhos de Ivar ainda possuem uma função especial, já que, quanto mais azuis, maior o risco de ruptura óssea.

É justamente por esse motivo que Ivar pergunta ao seu irmão o quão azuis estão seus olhos em dias de batalha para saber se é ou não seguro lutar.

Isso seria um aviso claro para qualquer personagem racional que busca preservar a vida, mas Ivar Ragnarsson não permite que nada se interponha entre ele e a fama que ele tanto deseja, nem mesmo a morte.

Michael Hirst, showrunner da série, chegou até a comentar que Ivar entende suas limitações, mas ele acredita que poderá ser o maior Viking que já existiu e luta para viver o sonho do seu pai, Ragnar.

“Ivar tinha a sensação de que estava destinado a tomar o lugar do pai, achava que estava vivendo o sonho que Ragnar pintou.”, falou Hirst.

É claro que vale destacar que ter a esclera em cor azulada não é um sinal que vai se manifestar em todas as pessoas que possuem a doença do personagem, porém, os produtores de Vikings acharam que seria interessante abordar isso como um elemento criativo para ele.

Um Psicólogo que estuda Medicina, ensina inglês, toca piano, ama escrever e tem um gato. =P


SIGA-NOS E VEJA MAIS


Veja mais ›