Entenda o significado do título de O Gambito da Rainha

O Gambito da Rainha (Divulgação / Netflix)
O Gambito da Rainha (Divulgação / Netflix)

Muitas pessoas que assistiram ou que pelo menos ouviram falar de O Gambito da Rainha ficaram curiosas para entender o significado do título da atração da Netflix, que é a minissérie roteirizada mais assistida da plataforma de streaming.

A escolha do nome está relacionada a um movimento específico do xadrez que foi utilizado por Elizabeth Harmon, a protagonista, para vencer a partida final do campeonato de xadrez.

Como acontece?

O jogador que está no controle das peças brancas deve fazer o primeiro lance e sacrificar um peão para ganhar espaço e liberdade para seus próximos movimentos.

Mesmo correndo riscos, a jogada dá a quem começa o jogo uma vantagem grande sobre seu adversário e pode levá-lo à vitória, ainda que o jogo seja imprevisível.

Essa é uma analogia à vida de Beth e ao seu passado, já que o gambito representa justamente os sacrifícios que ela fez no início de sua história para conseguir se sair vitoriosa na partida final.

Um dos maiores sacrifícios que a personagem fez foi o de conseguir superar o vício em drogas.

Com toda a problemática que ela enfrentou na vida, o xadrez e o vício nas drogas eram a forma como ela conseguia escapar da realidade.

Obviamente, o xadrez funcionava como uma expressão da sua própria personalidade, algo que é positivo. Já as drogas poderiam ser um ponto de destruição.

Da mesma forma que o peão que é sacrificado no início da partida, Beth também decide deixar de lado os momentos de prazer que a maioria das pessoas da sua idade costumam escolher e decide se dedicar a aprimorar seu talento no xadrez.

Com isso, a protagonista consegue estabelecer uma relação saudável com o esporte que ama, romper com suas dores e dar passos para sair da zona de conforto e se tornar uma rainha vitoriosa no próprio tabuleiro da sua vida.

Um Psicólogo que estuda Medicina, ensina inglês, toca piano, ama escrever e tem um gato. =P


SIGA-NOS E VEJA MAIS


Veja mais ›