Entenda de uma vez por todas a linha temporal de Game of Thrones

Diferente de A Casa do Dragão, menos de dez anos se passaram do começo ao fim da série

A Casa do Dragão estreou na HBO levando milhares dos fãs de Game of Thrones de volta ao universo medieval. Porém, antes mesmo da sua estreia, o derivado deixou claro que se passaria mais 150 anos antes dos eventos da série original, mas isso deixou uma grande dúvida:

Em que ano se passam as temporadas de Game of Thrones? É claro que em suas oito temporadas, repletas de eventos, mortes, guerras, acessões e quedas de líderes, a trama se passa na era medieval.

Arya (Maisie Williams) e Ned (Sean Bean) em Game of Thrones (Reprodução / HBO)

Porém, a trama não deixa claro quanto tempo se passa entre as suas temporadas. E, para piorar, a série não ganhou uma linha do tempo oficial com anos e datas e, diferente de outras produções e franquias da TV, não revela uma data de referência, por exemplo: o ano em que o Ned Stark deixa Winterfall.

Mas, ainda assim, é possível ter uma noção que mais ou menos sete anos se passaram entre começo e fim da série.

Entenda a linha do tempo de Game of Thrones

Sean Bean (Ned Stark) em Game of Thrones (Reprodução / HBO)
Sean Bean (Ned Stark) em Game of Thrones (Reprodução / HBO)

Numa terra de criaturas mágicas, lendas, dragões, reinos e muitas batalhas, o tempo não é um problema Game of Thrones, onde as suas estações, por exemplo, duram anos.

Por isso, vamos usar o momento em que Ned Stark deixa Winterfall para entender quantos anos se passam entre as temporadas. A primeira temporada, dá uma das dicas mais sutis da série, quando deixa claro que Game of Thrones se inicia 17 anos após a Rebelião de Robert, a revolta contra a Casa Targaryen iniciada pelo próprio Ned Stark.

Renly Baratheon calvagando em cena de Game of Thrones
Gethin Anthony como Renly Baratheon em Game of Thrones (Divulgação / HBO)

Já na segunda temporada, um comentário no quinto episódio diz que Renly Baratheon morreu 18 anos após a mesma rebelião, ou seja, na história havia se passado apenas um ano desde que os Stark deixaram Winterfall.

Enquanto que outro comentário no sétimo episódio da terceira temporada afirma que a Guerra dos Cinco Reis, que começou após a morte de Renly Baratheon, já durava dois anos. Ou seja, na terceira temporada, algo entre dois ou três anos se passaram após os Stark deixarem Winterfall.

Mas a quarta temporada de Game of Thrones, com a viagem no tempo de Bran Stark, deixa a linha do tempo ainda mais confusa. Só é possível ter uma ideia de tempo na quinta temporada, quando Myrcella Baratheon se encontra com Jaime Lannister em Dorne.

Jaime (Nikolaj Coster-Waldau) e Myrcella (Nell Tiger Free) em Game of Thrones (Reprodução / HBO)
Jaime (Nikolaj Coster-Waldau) e Myrcella (Nell Tiger Free) em Game of Thrones (Reprodução / HBO)

A personagem foi para Dorne durante a segunda temporada e reencontra James já na quinta temporada. Nesse reencontro, Myrcella afirma que estava na capital de Dorne há três anos, ou seja, na quinta temporada algo entre quatro e cinco anos haviam se passado desde o inicio da série.

A partir da sexta temporada não existem muitas dicas que dão uma ideia de tempo, exceto pelo crescimento do bebe Little Sam no final da final da sétima temporada.

Cena de Game of Thrones
Cena de Game of Thrones (Reprodução / HBO)

Naquela época, o bebê que nasceu na terceira temporada parecia ter quatro anos, ou seja, seis ou sete anos podem ter se passado desde que Ned deixa Winterfall.

A oitava temporada também não tem grandes marcadores de tempo e apenas um ano parece ter se passado, então o final de Game of Thrones pode acontecer entre sete ou nove anos depois de Ned deixar Winterfall.

Atualmente, as oito temporadas de Game of Thrones estão disponíveis no HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›