Entenda como O Retorno de Jedi fez justiça à trilogia Star Wars

O Retorno de Jedi pode até não se comparar ao mesmo brilho do filme original de 1977 (que ficou conhecido depois como Uma Nova Esperança) e de O Imperio Contra-Ataca, mas ainda assim é uma conclusão brilhante para a trilogia. Entenda por quê:

Ele amarra todas as pontas soltas

A marca de um grande final é se ele amarra ou não todas as pontas soltas – ou, pelo menos, as pontas soltas mais importantes. Em O Retorno de Jedi, Luke se tornou um Cavaleiro Jedi de pleno direito e derrotou os Sith; Han e Leia finalmente se uniram, e a Aliança Rebelde derrubou o Império Galáctico.

Poucas trilogias são capazes de finalizar seus enredos de uma forma tão satisfatória, principalmente trilogias tão poderosas quanto é Star Wars.

Nesse quesito, ponto para o filme.

Bem triunfa sobre o mal

No final de praticamente todos os filmes que se conhecem, as coisas funcionam assim: o bem vence o mal.

Entretanto, O Império Contra-Ataca subverteu as coisas e o mal venceu o bem. Por isso, sobrou para O Retorno de Jedi fechar essa ponta e resolver a questão, o que ele fez muito bem levando o público a se emocionar de verdade com a vitória.

Em Jedi, o Imperador é incapaz de matar Luke, mesmo com todo o poder do lado obscuro, então ele tenta convertê-lo, mas também não consegue, porque Luke é inabalavelmente bom e não se permite corromper.

É aí que entra o amor de Darth Vader pelo filho, que o salva das garras do mal do imperador Palpatine.

Assim, a mensagem em O Retorno de Jedi é que o amor vence tudo.

Luke Skywalker (Mark Hamill) e Darth Vader em O Retorno de Jedi (Reprodução)
Luke Skywalker (Mark Hamill) e Darth Vader em O Retorno de Jedi (Reprodução)

A maior e mais ousada ação da trilogia

Cada filme da trilogia Star Wars original tem ótimas cenas de ação, mas assim como O Império Contra-Ataca conseguiu superar a ação de Uma Nova Esperança, O Retorno do Jedi conseguiu superar a ação de O Império Contra-Ataca.

Aquele clímax com o duelo de sabres de luz foi realmente considerada a maior e mais ousada ação de toda a trilogia.

Redenção de Darth Vader

Mesmo tendo levado a um uso excessivo de arcos redentores na ficção científica e fantasia, ninguém questiona o fato de que a redenção de Darth Vader foi a finalização perfeita para o personagem.

Depois que o primeiro filme o apresentou como a verdadeira personificação da maldade e o segundo revelou que ele já foi um bom homem, a finalização trazendo-o de volta para o lado da luz foi realmente justa e brilhante.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›