Entenda a razão da inteligência extraordinária do Dr. Shaun Murphy, protagonista de The Good Doctor

Freddie Highmore em The Good Doctor: Reprodução

 

O Dr. Shaun Murphy, personagem principal de The Good Doctor, é conhecido por sua extraordinária inteligência. O médico possui a Síndrome do Sábio, muitas vezes confundida com Síndrome de Asperger (que faz parte dos transtornos do espectro autista).

Essa síndrome se refere a uma capacidade mental que é amplamente desenvolvida, cujas características são memória fotográfica aguçada, habilidade para aprender idiomas diversos com bastante fluidez e habilidade para fazer cálculos matemáticos elaborados com rapidez.

Por outro lado, toda essa habilidade ocorre às custas de certas dificuldades de interação e alguns prejuízos motores. Além disso, as pessoas afetadas pela Síndrome do Sábio possuem certa dificuldade em entender simples brincadeiras que acabam sempre sendo levadas muito a sério.

O pediatra e neurologista Dr. Clay Brites, em entrevista à revista Caras, esclareceu que esse é um transtorno que leva a dificuldades significativas de interação social.

“Ele [Shaun Murphy] apresenta restrições ao expressar emoções, ao entender a linguagem de duplo sentido, além expressões faciais e mudanças de tom da voz. Como ele não tem preocupações sociais, acaba não se preocupando em competir com os outros, chegar na chefia do departamento do hospital e em ter sucesso no que ele faz.”, disse o profissional.

“Ele quer terminar o processo sem se preocupar se vai ser elogiado, se vai ser promovido, se vai ser excessivamente acarinhado por todos. O indivíduo com autismo não se preocupa com esse tipo de coisa, ele só quer fazer aquilo que ele gosta”, esclareceu.

Assim, o personagem representa pessoas reais que, apesar de terem uma mente tão brilhante que os coloca em lugar de destaque, ele continua tendo que lutar por um espaço entre os demais e para se encaixar no dia a dia das demais pessoas.

Acredita-se que a Síndrome do Sábio, também conhecida como Savantismo, ocorra pela existência de um dano cerebral no hemisfério esquerdo, ou seja, o hemisfério direito do cérebro seria mais desenvolvido e é responsável pelas habilidades extraordinárias dessas pessoas.

Um Psicólogo que estuda Medicina, ensina inglês, toca piano, ama escrever e tem um gato. =P


SIGA-NOS E VEJA MAIS


Veja mais ›