Entenda a cronologia de Animais Fantásticos e Harry Potter

publicidade

O público foi apresentado ao universo mágico de Harry Potter na década de 1990, quando o primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, foi publicado. O primeiro filme foi lançado em 16 de novembro de 2021, porém, com a finalização da história com Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2, em 2011, a escritora J. K. Rowling permaneceu expandindo o universo da magia com o que deu origem aos filmes da franquia Animais Fantásticos.

A história contada na franquia derivada ocorre muitos anos antes de Harry Potter nascer ou de Lord Voldemort se tornar o bruxo das trevas mais temido de todos os tempos. Por isso, é preciso explicar essa linha do tempo.

publicidade
Queenie (Alison Sudol) em Animais Fantásticos e Onde Habitam (Reprodução)
Queenie (Alison Sudol) em Animais Fantásticos e Onde Habitam (Reprodução)

O primeiro filme, intitulado apenas Animais Fantásticos e Onde Habitam, tem sua história ambientada em 1926, na cidade de Nova York, e mostra o magizoologista Newt Scamander perseguindo algumas criaturas mágicas que escaparam enquanto uma força estranha e sombria aterrorizava a cidade.

O segundo filme, intitulado Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindewald, se passa em 1927, quando Newt Scamander é recrutado por Alvo Dumbledore, seu antigo professor em Hogwarts, para enfrentar o terrível bruxo das trevas, Gellert Grindewald, que escapou da custódia da MACUSA (Congresso Mágico dos Estados Unidos da América) e está reunindo seguidores a fim de criar bruxos de sangue-puro e dominar os seres não-mágicos.

O elenco de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald reunido (Foto: Divulgação / Warner Bros.)
O elenco de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald reunido (Divulgação / Warner Bros.)
publicidade

O terceiro filme, Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore é, supostamente, ambientado na década de 1930, quando os bruxos estão se envolvendo na Segunda Guerra Mundial, o que significa dizer que o terceiro filme da franquia ocorre cerca de 60 anos antes dos eventos da saga Harry Potter, que se inicia em 1991.

No entanto, ainda existe um mistério em torno da data exata em que os eventos deste filme acontecem, com o ator Dan Floger já tendo brincado que ele seria ambientado em 1939.

publicidade
Jude Law em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore (Reprodução / Warner Bros.)
Jude Law em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore (Reprodução / Warner Bros.)

Os trailers do filme só criaram mais confusão ao mostrarem o grande duelo entre Alvo Dumbledore e Gellert Grindelwald, no qual o futuro diretor de Hogwarts derrotou seu ex-amigo e ex-amante, encerrando a Guerra Bruxa Global.

No Mundo Mágico de Harry Potter, esse duelo lendário aconteceu em 1945, então, se Os Segredos de Dumbledore está mesmo seguindo o cânone dos livros, o filme deu um salto de 1930 para 1945, a não ser que Rowling esteja recontando a história de Harry Potter.

publicidade

Ainda estão previstos o lançamento de mais dois filmes, embora existam muitas controvérsias em torno deles e, supostamente, o lançamento do quarto dependa do desempenho do terceiro.

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore já está em exibição nos cinemas de todo o Brasil.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›