Em bate-papo, Ben Affleck questiona técnica utilizada por diretor de Garota Exemplar

Ben Affleck (Foto: Divulgação)

David Fincher é um dos diretores mais aclamados dos últimos tempos. Ele dirigiu sucessos como Clube da Luta (1999), O Curioso Caso de Benjamin Button (2008), A Rede Social (2010) e Garota Exemplar (2014). Seus filmes são conhecidos por exibir todas as capacidades de um ator durante uma cena emocional.

Porém, isso não significa que o cineasta consegue capturar toda a dramaticidade necessária na primeira tomada. O astro Ben Affleck falou sobre essa técnica defendida pelo diretor durante uma conversa com a revista Variety.

Depois de trabalhar com Fincher em Garota Exemplar, o ator estava curioso para perguntar à Fincher por que ele insiste em fazer tantas tomadas no set:

“Acho que ele você realiza várias tomadas para ver qual funcionará melhor. E também pelo desejo profundo de descobrir algo acidental, diferente e novo no processo. Estou certo? Eu prefiro fazer vários tomadas do que ficar sentado à toa no meu trailer. Não reclamo! Foi maravilhoso! Isso até nos alivia, como ator… essa noção de que há uma linha de chegada, há um fim. Lembro que você sempre dizia: ‘Nós vamos conseguir essa cena, será realizada!’.”

Ben Affleck e David Fincher no set de Garota Exemplar (Foto: Divulgação)

Fincher respondeu explicando à Affleck que, no início, hesitava em pedir a seus atores que fizessem tomadas adicionais para certas cenas, mas disse que com o passar do tempo, percebeu que valia a pena apertar e lutar por mais imagens:

“Levei um tempo para me acostumar com a ideia de dizer: ‘Vamos fazer outra tomada’. Frequentemente, o ator deve se sentir pressionado contra o vidro e eu digo: ‘Por favor, não leve a mal. Eu preciso que você faça, vamos tentar mais um’. Durante Garota Exemplar você se lembra? sua colega Carrie Coon disse: ‘O que estou fazendo de errado?’ E eu sempre dizia: ‘Você não está fazendo nada errado’. Eu prefiro testar várias cenas, de diferentes maneiras para depois dizer: ‘Sim, eu tentei isso. Eu tentei isso!’ E o resultado sempre é apreciado, fazendo com que o ator se sinta bem com o trabalho. É por isso que estamos sempre tentando apertá-los para mais uma cena, uma tomada…”

Formado em Criação e Produção Audiovisual. Frequentador assíduo das salas de cinemas e também colecionador há anos de filmes em DVD e Bluray. Atuou como produtor e editor do SBT e na redação de blogs e sites em geral. Atualmente, trabalha como redator do E-Pipoca.


SIGA-NOS E VEJA MAIS


Veja mais ›