É fã de O Gambito da Rainha? Veja 7 curiosidades sobre a minissérie

Anya Taylor-Joy (Divulgação)

1. Anya Taylor-Joy e o xadrez

A atriz de 24 anos que interpreta a protagonista Beth Harmon nunca havia jogado xadrez antes quando foi convidada para ser a protagonista do show.

Quem a ajudou a trabalhar os movimentos e o conhecimento do jogo foi o famoso treinador de enxadristas Bruce Pandolfini.

“Enganei a mim mesma. Me fiz acreditar que eu era muito boa jogadora de xadrez”, disse ela depois de suas aulas.

 

2. O detalhe das partidas

O diretor Scott Frank achou melhor que as partidas de xadrez fossem como na realidade. Por isso, ele solicitou a ajuda de Bruce Pandolfini e Garry Kaspárov como conselheiros da série.

 

3. As pílulas, um relaxante

Na minisseria, Beth Harmon utiliza umas pílulas que não existem na vida real, mas seria como uma espécie de benzodiazepínico bastante comum a ser receitado pra crianças no começo do século XX. Era usado como um tipo de calmante, algo completamente impensado hoje em dia.

 

4. As partidas eram jogadas completas

Para dar mais realismo às cenas, o diretor pediu que os atores jogassem partidas inteiras de verdade enquanto as gravações eram feitas, o que significa muuuuuito tempo. Foi assim que eles conseguiu fazer os closes dos olhares que são vistos na série.

 

5. Erro matemático intencional

Em uma cena de O Gambito da Rainha, uma professora de matemática escreveu errado um problema matemático. Isso foi intencional, pois é quando vão procurar um apagador no sótão e  encontram Beth Harmon jogando xadrez.

 

6. Anya Taylor-Joy e o balé

Beth Harmon tem olhares estilizados em O Gambito da Rainha pois sua intérprete fez balé. Anya Taylor-Joy praticou a dança por muitos anos e decidiu incorporar alguns movimentos em suas atuações.

 

7. “Aberturas Modernas de Xadrez”

Em uma cena, o senhor Shaibel presenteia a Beth Harmon com o livro Aberturas Modernas de Xadrez, considerado o primeiro estudo científico sobre o jogo. Ele foi publicado em 1911.

Um Psicólogo que estuda Medicina, ensina inglês, toca piano, ama escrever e tem um gato. =P


SIGA-NOS E VEJA MAIS


Veja mais ›