Duna | Quais aspectos do livro foram alterados no filme?

A adaptação de Duna do diretor Denis Villeneuve, inspirada no livro homônimo de Frank Herbet, ofereceu uma leitura muito mais fiel do que o filme de 1984, dirigido por David Lynch.

Como resultado, o filme acabou alcançando muito mais sucesso com o público e com a crítica. Entretanto, como toda adaptação para o cinema, alguma mudança ou outra acontece naturalmente no enredo do filme. Aqui você fica sabendo quais foram as mudanças mais importantes em relação ao material de origem.

Dra. Liet Kynes

Uma mudança importante foi na personagem da Dra. Liet. Com Sharaon Duncan Brewster, a morte da personagem é diferente. A interpretação de Herbert da cena é muito menos cinematográfica, retratando uma morte gradual e agonizante nos campos de especiarias, onde os Harkonnen o abandonam sem um traje destilador para morrer de exaustão pelo calor.

A versão no filme é muito mais imediata, pois Kynes se sacrifica para que Paul e Jessica sobrevivam. Kynes dispara um batedor para atrair um verme da areia, matando a ela e às tropas Sardaukar ao redor de uma forma muito mais espetacular.

Princesa Irulan

Embora seja provável que ela apareça na segunda parte de Duna, um elemento significativo no livro são trechos da escrita de Irulan contando a história da ascensão de Arrakis e Paul ao poder.

Esses trechos vêm de títulos dentro do universo, como ‘O Manual do Muad’Dib’ ou ‘A História de Uma Criança do Muad’Dib’, que apresenta Paul como alguém que se tornará influente em todo o universo antes que o leitor o encontre.

Jessica e Dr. Yueh

Uma cena notável que foi deletada, mas que existe no livro, ocorre entre Jessica e o Dr. Yueh, enquanto Jessica tenta determinar quem pode ser o espião Harkonnen no círculo próximo de Leto Atreides.

É uma cena difícil de adaptar, principalmente porque grande parte do drama ocorre através de narrações internas, e embora Lady Jessica seja uma personagem habilidosa e inteligente, ela ainda é enganada por Yueh.

Ironicamente, é o pensamento de Yueh de que sua família foi prejudicada pelos Harkonnen que a leva a confiar nele.

Em vez disso, é essa mesma motivação que leva Yueh a trair a Casa Atreides, permitindo que ele se aproxime do Barão Harkonnen e se vingue.

Cena de Duna (Reprodução)

As Visões de Paul

Embora Paul ainda experimente premonições frequentes no livro, o público consegue ver muito mais delas no filme.

Em parte, isso pode servir para aumentar o interesse pelo próximo Dune: Part 2, com personagens como Chani de Zendaya ganhando mais tempo na tela com as visões de Paul.

No entanto, o aumento da frequência dessas visões também pode funcionar para mostrar como Paul pode ver não um futuro determinado, mas vários futuros possíveis. É um conceito que é apresentado no livro, mas é visualizado de uma forma única.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›