Duna: diretor ficou aliviado com recusa do estúdio à sua proposta inicial

O diretor de Duna, Denis Villeneuve, explicou em recente entrevista que está feliz do filme e sua sequência não ter sido filmada consecutivamente. Inicialmente o diretor tinha feito o pedido de uma gravação “back to back” para os estúdios, mas agora ele está aliviado da sua solicitação ter sido negada.

Conversando com os apresentadores do podcast, The Director’s Cut, Villeneuve refletiu sobre as filmagens de Duna e explicou porque hoje está satisfeito da gravação simultânea não ter acontecido.

“Eu teria morrido. Estou muito feliz por não termos feito isso, porque eu não teria tido energia para fazer isso … Estou grato que tenha acontecido dessa forma porque filmar no deserto e seus elementos foi muito inspirador e estimulante … mas eu estava exausto no final desta etapa.”

Para Villeneuve terminar o primeiro filme e fazer outro teria sido um tremendo desafio. Segundo o que ele falou, o cenário do deserto foi empolgante de se trabalhar, mas também muito cansativo.

Duna (Divulgação)
Duna (Divulgação)

A proposta inicial do diretor seguia o exemplo de sagas como a trilogia O Senhor dos Anéis de Peter Jackson. O motivo da recusa foram as dúvidas sobre a viabilidade comercial do filme. Pois como o cineasta reconhece, os seus filmes são bem recebidos pela crítica, mas têm tido dificuldades nas bilheterias.

No entanto, as apreensões dos estúdios parecem ter sido superadas. Duna superou as projeções de bilheteria com seu fim de semana de estreia e agora arrecadou bem mais de $200 milhões em todo o mundo.

A adaptação do diretor do romance de ficção científica de Frank Herbert  foi lançado nos Estados Unidos, tanto nos cinemas quanto no HBO Max, depois de estrear no exterior. Até o momento Villeneuve adaptou apenas parte da obra de Herbert, com mais a ser desenrolado no próximo longa da saga.

Parte 2

Duna: Part 2 já foi confirmada, mas os fãs terão que esperar até outubro do próximo ano para assistir ao filme. O diretor declarou recentemente que estaria interessado em fazer uma trilogia.

O filme também tem sido um sucesso de crítica e a performance dos atores é uma das características mais celebradas de Duna, assim como o visual e a trilha sonora.

Dune conta a história de Paul Atreides ( Timothée Chalamet) e como sua família assume o controle do planeta deserto Arrakis. Juntos eles lutam pela sobrevivência e enfrentam os seus inimigos.

O elenco repleto de estrelas também inclui Oscar Isaac, Rebecca Ferguson, Josh Brolin, Sharon Duncan-Brewster, Stellan Skarsgård, Zendaya e Dave Bautista, entre muitos outros.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›