Doença crônica faz atriz perder carreira: “Nunca mais consegui trabalhar”

Selma Blair sofre de esclerose múltipla

Estrela de produções como Legalmente Loira e Segundas Intenções, a atriz Selma Blair revela que viu tudo mudar na sua carreira quando revelou ter esclerose múltipla.

A atriz, que atualmente tem 50 anos de idade, afirmou que depois que tornou o diagnóstico público, não foi mais convidada a fazer nenhum papel importante. Apesar do apoio recebido, ela afirma que as portas se fecharam e que a doença “derrubou” sua carreira.

“Quando falei sobre [a doença], houve muito apoio; mas nunca mais consegui um trabalho. Sei que minha própria esclerose múltipla derrubou minha carreira. Tive que parar de trabalhar por anos, antes mesmo de ter meu filho [em 2011], porque não estava bem.”

“A deficiência estava me afetando e me tirando do mercado de trabalho e isso criou grandes mudanças em minha aparência física… Coisas que não poderiam aceitar em um filme ou programa de TV”, lamentou ela à BBC.

Selma Blair
Selma Blair (Divulgação)

Quando tudo começou

Selma Blair afirmou que começou a ter sintomas ainda quando era jovem. Notou diferenças no jeito de falar e se sentia muito cansada. Mas ela decidiu manter toda a problemática só para si mesma e optou por não contar a ninguém sobre isso.

Segundo a atriz, ela se sentia envergonhada e tinha medo de que não pudesse mais conseguir trabalho por causa disso. Ao procurar assistência médica, ouviu de muitos profissionais que o que ela sentia era puramente emocional, de ordem psicológica e que ela estava somatizando (termo usado para explicar uma desordem psicológica que afeta o corpo).

“Eu estava envergonhada e preocupada quanto a não poder trabalhar de novo. Eles diziam: ‘Ok, que tipo de trauma você teve?’ ou ‘Achamos que isso é psicossomático’. Mas sem nenhum teste neurológico real.”, desabafou.

Selma Blair e Sarah Michelle Gellar em cena de Segundas Intenções (Reprodução)
Selma Blair e Sarah Michelle Gellar em cena de Segundas Intenções (Reprodução)

Diagnóstico de Selma Blair só aconteceu em 2018

Depois de várias queixas e de buscar ajuda com vários profissionais, a atriz finalmente descobriu seu diagnóstico. Ela relatou que sentiu uma mistura de alívio e pânico, mas se sentiu amparada quando descobriu que havia outras pessoas passando pela mesma situação.

“[Pensei:] ‘Como vou ter energia para lidar com isso?’. Eu estive nessa estrada por tantos anos sem um diagnóstico que ainda me sentia meio sem esperança; mas esperava que o diagnóstico de EM me desse muito mais opções. Foi uma sensação incrível e reconfortante saber que havia toda uma comunidade de pacientes com doenças crônicas ou esclerose múltipla”, adicionou.

Mas apesar de todos os problemas, Selma Blair conseguiu atuar em seis produções entre 2019 e 2022.

Sua última participação em filme foi com Far More, lançado em 2021. Depois disso, ela foi anunciada como competidora do reality show Dancing With The Stars, em setembro deste ano. A artista ficou cinco semas e precisou deixar a competição por recomendações médicas.

“Eu nunca dancei e isso é um sonho que se torna realidade, então obrigada.”

Selma Blair e Reese Witherspoon em cena de Legalmente Loira (Reprodução)

Um pouco mais sobre a doença

A Esclerose Múltipla é um distúrbio neurológico, crônico, geralmente de avanço gradativo, autoimune, conforme esclarece a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla.

Tudo isso gera problemas como cansaço frequente, transtornos da articulação da fala, desordens de nível visual e dificuldades de equilíbrio que podem prejudicar no desempenho de atividades comuns do dia a dia.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›