Disputa: Streaming, TV Paga e canais abertos, quem tem a melhor audiência?

Há muito se fala da forma que os serviços de streaming influenciariam as redes de canais pagos a longo prazo. Inicialmente muitos pensaram que o streaming seria uma ameaça direta à TV a cabo.

No entanto,  dados recentemente divulgados provam que os serviços aumentaram o compartilhamento de audiência, ou seja, o público de um está cada vez mais próximo do outro.

Já a televisão “aberta” no mesmo período teve um decréscimo nos Estados Unidos. A Netflix continua sendo o principal serviço de streaming, ocupando 7% de todas as visualizações de TV no mês.

Os dados foram obtidos pelo Ranking Nielsen- sistema de medição de audiência da televisão norte-americana. Essas são as conclusões do segundo lançamento mensal do relatório do Nielsen intitulado The Gauge, que analisa o acesso geral da TV em todos os tipos de serviços.

De acordo com o Nielsen, no mês de junho, a TV a cabo foi o serviço com a melhor retenção dos telespectadores. Os canais pagos ocuparam 40% da audiência total da TV durante todo o dia, enquanto o streaming ficou com apenas 27% de acessos.

Os dois tipos de serviços aumentaram em 1 ponto percentual em relação às classificações iniciais do relatório referentes a maio. O cabo e o streaming tiraram um ponto dos outros serviços de televisão, que tiveram uma queda de 25% para 23% na audiência.

Esta queda é um reflexo do final da temporada da transmissão aberta nos EUA e a apresentação de eventos esportivos como o NBA e NHL pelas redes a cabo.

A Netflix, sem grandes surpresas, foi quem teve o maior aproveitamento entre os serviços de streaming, ficando com 7% da audiência geral da televisão. Isto coloca a plataforma à frente do YouTube (6%, incluindo seu serviço YouTube TV). Hulu (3 por cento) e Amazon Prime Video (2 por cento), este último empatado com o Disney +.

Todas as outras plataformas de streaming combinadas alcançaram apenas 8% da audiência geral da TV no mês de junho.

Séries e Programas de maior audiência

Manifest
Manifest (Divulgação)

Entre as séries e filmes que tiveram mais minutos assistidos entre 14 a 20 de junho, Manifest, recentemente cancelada pela NBC, teve o melhor desempenho. A série acumulou quase 2,5 bilhões de minutos de exibição nas duas primeiras temporadas transmitidas pela Netflix.

Entre as séries originais das plataformas de streaming, Loki conseguiu o primeiro lugar na sua segunda semana no Disney +. A série da Marvel acumulou 886 milhões de minutos de tempo de exibição.

Luca teve uma excelente  teve uma grande estreia no Disney +, chegando a alcançar o primeiro lugar entre os filmes,  com 1,57 bilhões de minutos assistidos. The Handmaid’s Tale também aumentou sua audiência no final da quarta temporada, acumulando 505 milhões de minutos exibidos.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›