Disney fecha estúdio responsável por A Era do Gelo

A Era do Gelo (Foto: Divulgação / 20th Century Studios)

A Disney anunciou o fechamento das portas do Blue Sky Studios, estúdio da Fox conhecido pela franquia A Era do Gelo. Segundo o site Deadline, a decisão foi motivada pela crise em razão da pandemia do coronavírus (COVID-19).

O estúdio de animação foi originalmente fundado em 1987 por por Chris Wedge, Michael Ferraro, Carl Ludwig, Alison Brown, David Brown e Eugene Troubetzkoy, profissionais que trabalharam nos efeitos especiais de Tron – Uma Odisséia Eletrônica (1982). 450 pessoas serão afetadas pelo fechamento da Blue Sky.

Ao longo de mais de 30 anos de carreira, além de A Era do Gelo (2002) a companhia criou também os filmes Rio (2011), Robôs (2005), Horton e o Mundo dos Quem (2008) e O Touro Ferdinando (2017). Os 13 filmes produzidos pela Blue Sky arrecadaram um total de US$ 5,9 bilhões nas bilheterias mundiais.

O projeto mais recente do estúdio, Um Espião Animal (2019), contou com as vozes de Will Smith e Tom Holland, e não alcançou bons resultados de bilheteria. A animação foi distribuída pela Disney após a aquisição da 20th Century Studios.

Um Espião Animal (Foto: Divulgação / Blue Sky Studios)

Nimona, adaptação da HQ de Noelle Stevenson que teria produção-executiva de Carlos Saldanha (Rio e A Era do Gelo), foi cancelado pela Disney, pois a produção ainda tinha 10 meses de trabalho até ser totalmente concluída.

Todas as franquias da Blue Sky Studios ficaram sob o domínio da Disney, que já está desenvolvendo produções inéditas de A Era do Gelo, como uma série animada que será lançada no catalogo do streaming Disney+.

Um filme derivado da saga, intitulado As Aventuras de Buck Wild, também será lançado em 2022 diretamente na plataforma. O spin-off será focado no personagem de Buck Wild, que foi dublado originalmente por Simon Pegg.

Segundo o produtor John Tonkim, Buck é uma doninha que é “uma mistura de Indiana Jones com o Coronel Kurtz, de Apocalipse Now”.

Formado em Criação e Produção Audiovisual. Frequentador assíduo das salas de cinemas e também colecionador há anos de filmes em DVD e Bluray. Atuou como produtor e editor do SBT e na redação de blogs e sites em geral. Atualmente, trabalha como redator do E-Pipoca.


SIGA-NOS E VEJA MAIS


Veja mais ›