O cinema brasileiro ganha destaque internacional com Cyclone, novo filme da premiada cineasta Flavia Castro (Deslembro e Diário de uma Busca). O longa fará sua estreia mundial na 27ª edição do Shanghai International Film Festival, o maior festival de cinema da Ásia e um dos mais importantes do mundo. A exibição acontece em junho e o filme integra a competição oficial, concorrendo ao Golden Globet (Cálice de Ouro), prêmio máximo do evento.
Estrelado por Luiza Mariani (Todas as Canções de Amor), que também assina o roteiro ao lado de Rita Piffer, Cyclone conta a história de Dayse, uma operária de gráfica que luta para ser reconhecida como autora de teatro na conservadora São Paulo de 1919. O projeto tem um significado especial para Luiza, que já viveu a personagem nos palcos e agora leva sua história para as telonas.
A produção é assinada por Luiza Mariani, Joana Mariani e Eliane Ferreira, com coprodução de Walter Salles e Maria Carlota Bruno, nomes por trás de Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional. O elenco também conta com grandes nomes do cinema nacional como Eduardo Moscovis (Ela e Eu), Karine Teles (Benzinho), Luciana Paes (Sinfonia da Necrópole), Magali Biff (Pela Janela) e Ricardo Teodoro (Baby).
A distribuição no Brasil fica por conta da Bretz Films, com previsão de estreia nos cinemas para o segundo semestre deste ano.
Inspiração e história
Na história, Dayse é uma operária que trabalha em uma gráfica e, nas horas vagas, ajuda em segredo no Theatro Municipal de São Paulo, onde também vive um romance escondido com o diretor Heitor Gamba, um homem casado e famoso no meio teatral. Enquanto luta para conseguir uma bolsa de estudos em Paris e realizar seu sonho de ser dramaturga, Dayse descobre que está grávida e toma a difícil decisão de interromper a gravidez.
O filme é inspirado, de forma livre, nos livros O Perfeito Cozinheiro das Almas Deste Mundo, de Oswald de Andrade, e Neve na Manhã de São Paulo, de José Roberto Walker. O primeiro é como um diário coletivo, cheio de bilhetes, receitas, poemas e desenhos, criado por Oswald e seus amigos na década de 1910, em São Paulo.
Entre esses amigos estavam escritores famosos como Guilherme de Almeida, Menotti del Picchia e Monteiro Lobato, que usavam apelidos para colaborar. A única mulher do grupo era a estudante Maria de Lourdes Castro Pontes, conhecida como Deisi ou Cyclone, que serviu de inspiração para a personagem principal do filme.
Deixe seu comentário
Adoraríamos saber sua opinião!




